Alimentação saudável

Os produtos lácteos estão na moda e nós agradecemos

Há uma série de produtos saudáveis que escaparam à guerra da lactose. São alternativas diferentes, com bons valores nutricionais, acessíveis nos supermercados e nós mostramos-lhe quais são, com a ajuda da nutricionista Filipa Morgado.

Quando falamos em produtos lácteos há uma longa lista de opções que todos conhecemos. Não estamos aqui para falar de leite ou iogurtes, mas sim de skyr e quark e outras tantas opções que recentemente começaram a ter mais procura em Portugal, como o leitelho, kefir ou o leite fermentado.

A nutricionista Filipa Morgado refere que “os alimentos probióticos e prébioticos parecem estar a tornar-se uma importante tendência na nutrição, pelos seus efeitos benéficos para a saúde”. Estes alimentos têm sido uma das grandes apostas da investigação científica nos últimos tempos, “bem como o microbioma, que está relacionado com estes alimentos e que é, de forma muito geral, toda a flora microbiana que habita o nosso corpo”, conclui a nutricionista.

Então mas que tendências é que vão passar nesta passerelle? Temos cinco alternativas apresentadas pela nutricionista Filipa Morgado.

Sobre o skyr, sabemos que é de origem islandesa, tem mais de 1100 anos e é semelhante ao iogurte — mas no que diz respeito aos valores de gordura, são quase nulos.

O queijo quark é um queijo fresco, típico dos países do leste e norte da Europa e é produzido pelo aquecimento de leite que passou por um processo de acidificação através de fermentação láctea. Tem uma consistência cremosa e com um travo ácido, que faz lembrar o iogurte pela sua consistência. Tem baixo teor de gordura e muita proteína, e por isso ganha cada vez mais adeptos.

O leite fermentado é produzido através da fermentação láctica do leite. É conhecido no Brasil e segundo a nutricionista Filipa Morgado começa a ser uma tendência no que diz respeito aos produtos lácteos. Com pouca gordura, pode ser consumido, como o skyr, em iogurte.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT