Agora que os dias se tornaram mais frios e chuvosos, os miúdos têm de trocar as horas de brincadeiras no parque pelas tardes passadas em casa. Porém, poucos gostam de fechados num sítio durante muito tempo, sem grande espaço para correrem e brincarem — a menos que estejam sentados em frente à televisão, tablet ou videojogo.
Felizmente, há muitas coisas que pode fazer com os miúdos afastados dos ecrãs mesmo não estando num parque ou jardim. Cozinhar é uma delas porque, além de ser uma atividade relaxante, que podem fazer os mãos, vão aprender algo que lhes será útil quando forem adultos. A melhor forma de lhes incutir este gosto é recorrer a preparações fáceis, saudáveis e, claro, deliciosas.
A NiT encontrou uma receita ideal para o efeito: uns queques de maçã e amêndoa. Os miúdos não lhes resistem e os adultos também são fãs. Tal como acontece muitos outros bolos, a sua origem exata não é conhecida. No entanto, a primeira receita de muffins surgiu ainda no século XVIII. Naquela altura, porém, eram bastante diferentes dos que comemos atualmente, sendo feitos com as sobras do pão. A forma como se são confecionados foi mudando ao longo do tempo, até se tornarem a delícia que conhecemos. Algumas criações são muito calóricas, enquanto que outras são mais saudáveis. É o caso destes queques de maçã e canela da nutricionista Cátia Carvalho Silva.
Do que precisa
— 3 ovos
— 1 maçã grande ou 2 pequenas
— 200 gramas de farinha de amêndoa
— 1 colher de sopa de mel
— 3 colheres de sopa de azeite
— 1 colher de chá de essência de baunilha
— 1 colher de café de fermento
— canela q.b.
Como se faz
Numa taça bata os ovos, a essência de baunilha, o mel e o azeite. Adicione a farinha, o fermento e um pouco de canela ao preparado e misture bem. De seguida, descasque a maçã em pedaços pequenos. Coloque uma camada de maçã e verta a massa por cima, colocando mais uma camada. Polvilhe com canela e um pouco de mel, leve ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 30 minutos.
Se nunca diz que não a receitas deste tipo de bolos, a NiT selecionou 12 receitas que pode comer para ir variando — e sem estragar a sua dieta. Carregue na galeria para as descobrir.