Alimentação Saudável

Os queques de maçã e banana que pode fazer em casa (e comer sem remorsos)

Esta é uma receita simples, rápida e fácil de se fazer. Uma sugestão da nutricionista Maria Gama.
Já viu este aspeto delicioso?

A origem dos muffins é incerta e um verdadeiro mistério da história dos doces. Mesmo assim, sabe-se que estes bolinhos apreciados em todo o mundo começaram por ser vendidos de porta em porta em Inglaterra, num passado em que a grande maioria das casas ainda não tinha fornos. Uma realidade que serviu de inspiração para a origem da tradicional cantiga infantil britânica “The Muffin Man” (1820).

Agora, com todo o tipo de fornos e equipamentos para cozinhar tudo o que bem entender na sua casa, as receitas de queques (como são conhecidos em Portugal) são uma das prediletas nos lanches de toda a família, principalmente dos miúdos, que dificilmente deixam algum destes bolinhos para continuar a contar a história. 

Se tem um tempinho vago e, como a nutricionista Maria Gama tem “saudades de pôr as mãos na massa”, esta sugestão da página do Instagram “Põe-te na linha” ensina-o a fazer uns deliciosos e saudáveis queques de maçã e banana. Por serem caseiros, apetitosos e por terem uma mãozita (ou duas) sua, vai ver que se tornam numa compreensível alternativa aos queques vendidos nos super e hipermercados e nas padarias do nosso País.

Os dois ingredientes protagonistas desta receita — a maçã e a banana — são das frutas mais populares, pouco calóricas e nutritivas, ricas em fibras e antioxidantes, e que trazem uma grande variedade de benefícios para a nossa saúde. Se forem combinadas numa saborosa massa de queques, melhor ainda. 

Vai precisar de nove ingredientes muito simples e que rapidamente encontra na sua cozinha e de pouco mais do que 25 minutos para poder deliciar-se e a todos lá por casa com estes saborosos queques de maçã e banana.

Do que precisa

— Duas maçãs grandes
— Uma banana
— Seis colheres de farinha de amêndoa
— Três colheres de farinha de centeio
— Três ovos
— Canela
— Uma colher de sobremesa de fermento
— Raspas de laranja
— Uma colher de sopa de azeite

Como se faz

Com a ajuda de um processador de alimentos ou de uma varinha mágica, comece por triturar a maçã e a banana. Misture os restantes alimentos muito bem. Depois em formas de silicone coloque o preparado e decore com framboesas a gosto. Leve, por último, ao forno pré-aquecido a 180°C, durante cerca de 25 minutos.

Se nunca diz que não a receitas deliciosas de muffins, a NiT selecionou 12 que pode comer para ir variando e sem estragar a sua dieta. Carregue na galeria para as descobrir.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT