Alimentação Saudável

Os saborosos burritos de abacate ideais para quem evita lavar loiça durante as férias

É uma receita fácil de preparar e muito prática. E com poucos ingredientes — tudo o que se quer nos dias de descanso.
Uma alternativa saudável.

As férias servem, também, para deixar a loiça de lado e dedicar-se o menos possível à cozinha e às lides domésticas. Porém, comer fora todos os dias também não é saudável (nem barato). A solução é preparar refeições práticas, com pratos que podem ser transportados para qualquer lado, como sugere Sandra Nereu do blogue “Panelinha de Sabores”.

Uma das suas propostas que cumprem estes requisitos, são os burritos de abacate. Uma versão saudável e deliciosa de uma especialidade típica do México. Um dos frutos oriundos da América Latina mais apreciados no resto do mundo, o abacate, é muito rico em gordura saudável. Meio abacate (com aproximadamente 100 gramas) tem cerca de 160 calorias, duas gramas de proteína, oito de hidratos de carbono, 0,66 de açúcar e 14 gramas de lípidos saturados. Portanto, se comer um abacate por dia vai estar a consumir cerca de 300 calorias.

O abacate é também rico em minerais, proteínas, fibras e vitaminas A, B, C e E. Além disso, é uma boa fonte de potássio, ferro, cobre, zinco e ferro — nutrientes minerais essenciais ao organismo. Esta receita de burritos é uma boa opção para ingerir a quantidade adequada deste fruto.

Do que precisa

— 6 folhas de wraps
— 120 gramas de queijo mozzarella ralado
— 1 peito grande de frango
— 1 abacate grande
— salsa picada a gosto

Para o molho

— 60 gramas de queijo creme (tipo Filadélfia)
— 30 gramas de iogurte natural
— 1 colher de chá de mostarda de Dijon
— uma pitada de sal
— salsa picada q.b.
— sumo de 1/2 limão pequeno

Como se faz

Comece por preparar o molho misturando todos os ingredientes do mesmo até obter um creme. Depois parta o frango em pequenos cubos, tempere com sal e cozinhe-os numa frigideira anti aderente. Corte o abacate em fatias no sentido da largura.

Em cada folha de wrap espalhe, no centro, cerca de 20 gramas de queijo mozzarella ralado, junte alguns pedaços de frango, duas colheres de chá de molho, pedaços de abacate e salsa picada. Feche unindo dois lados do círculo em retângulo, enrolando depois o retângulo formado.

Aqueça uma frigideira anti-aderente ou untada com azeite e coloque os burritos até dourarem dos dois lados (o queijo mozzarella irá derreter e envolver-se no molho). Carregue na galeria para descobrir mais receitas com poucas calorias e simples de preparar.

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