Alimentação Saudável

Os segredos da dieta que ajuda Tom Cruise a manter a juventude (que parece eterna)

Anda sempre acompanhado da sua chef pessoal e é "absurdamente disciplinado", dizem os colegas. Ao que parece, a fórmula resulta.
É de outro planeta

Por ocasião do 60.º aniversário de Tom Cruise, uma comparação curiosa despontou nas redes sociais. A imagem do ator em “Top Gun: Maverick” era colocada lado a lado com a de Sean Connery em “Indiana Jones e a Última Cruzada”. O ator tinha 59 anos e o contraste entre os dois não podia ser mais evidente.

Esta espécie de juventude eterna de Cruise é um dos mais curiosos segredos de Hollywood. Além da excelente forma física do ator, a explicação poderá estar também na dieta rigorosa que segue há muitos anos.

A boa forma que lhe permite fazer as suas cenas mais perigosas, aliada a uma alimentação rigorosa e, claro, uma prodigiosa genética, compõem a fórmula mágica com que Cruise envergonha todos os homens da sua faixa etária.

Desde logo, o ator evita os fritos e pratos preparados a altas temperaturas. A preferência é, segundo a “Men’s Health”, dada a alimentos cozinhados a baixa temperatura, de forma a que mantenham muitos dos seus nutrientes.

O incumprimento desta regra pode dar origem a inflamações crónicas, que podem ser evitadas precisamente com alimentos mais ricos em nutrientes. Sobretudo se estes forem nutrientes com propriedades anti-inflamatórias como os flavonóides da cebola ou dos citrinos, as isoflavonas da soja e beta-glucano.

Quando é necessário cozinhar os alimentos, a preferência é dada aos grelhados. Já em relação aos hidratos de carbono, o corte é radical.

Segundo a revista norte-americana, Cruise é adepto de uma dieta “ao estilo da de Beckham”, com um limite diário nas 1.200 calorias — valor que, claro está, é adaptado quando a atividade física se torna mais exigente.

Relativamente aos hidratos de carbono, o especialista Paul Clayton explica que o seu consumo estimula o organismo a produzir insulina e que, como hormona de envelhecimento que é, deve ser evitada para quem pretende conservar um pouco mais a juventude.

“[Os hidratos] tornam-se em moléculas de glucose no nosso corpo e depois vão danificar os músculos e os tecidos. Isso provoca o envelhecimento”, explica à “Men’s Health”. A alternativa de Cruise? Legumes e leguminosas que produzem menos insulina.

Isso leva-nos a outra máxima: zero açúcar. Cruise é conhecido por surpreender os seus colegas nos sets com doces e bolos — talvez um plano para parecer mais jovem, à medida que torna todos os outros mais velhos —, mas nunca toca neles.

Para aliviar o apetite provocado por um consumo calórico tão baixo, Cruise é também adepto dos snacks saudáveis que vai petiscando ao longo do dia, alterando entre frutos secos e vermelhos.

Para cumprir com todas estas limitações e exigências, Cruise faz-se sempre acompanhar do seu chef pessoal. Porém, o ator não é invejoso e não se importa de partilhar a sua dieta com outros, conforme revelou Simon Pegg, ator com quem partilhou o set em “Missão Impossível — Nação Secreta”.

Quarenta anos separam estas fotos

Pegg, que participou nas manobras loucas que Cruise gosta de fazer, teve que se sujeitar igualmente à uma dieta especial. “A nutrição é 99 por cento da batalha quando estás a tentar ficar em forma”, revelou o ator, depois de ter explicado que Cruise estendeu os serviços da sua chef pessoal, Kat, a toda a equipa.

“A Kat fazia-nos pequenas caixas diárias que continham todas as nossas refeições — e não tinham comida aborrecida”, recorda. “Tínhamos uns estufados incríveis com chouriço, tâmaras recheadas com manteiga de amendoim e polvilhadas com coco. Diziam que a comida era pensada para estarmos fisicamente bem-preparados.”

Durante as gravações, Pegg admitiu que os atores iam quebrando as regras, sobretudo à noite, quando ousavam comer chocolates já nos seus quartos.

“Ocasionalmente, acabávamos o dia a comer o chocolate que nos colocavam em cima da almofada da cama. Não conseguíamos resistir”, confessou Pegg. “Eu e Rebecca Ferguson brincávamos com isso. perguntava-lhe se ela tinha comido o chocolate dela. Mas o Tom nunca comia — é absurdamente disciplinado. É incrível.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT