Alimentação Saudável

Os segredos para perder peso de uma vez por todas — e nunca mais o recuperar

A nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue "Dicas de um dietista" partilha dicas simples e eficazes que pode adoptar já.
Agora é de vez.

Com a chegada do bom tempo, é comum chegar também a frustração com os quilos a mais que ganhámos desde o verão passado. Se quer emagrecer esqueça todas as dietas que já fez ou está a pensar experimentar. Perder e manter o peso não deve implicar passar fome, fazer uma alimentação super restritiva ou recusar todos os jantares com os amigos — até porque nada disto permite criar hábitos saudáveis. É um processo bem mais simples e seguro do que isso.

A nutricionista Sónia Marcelo explica à NiT que não existe uma fórmula mágica para perder peso. “Não acredito em extremismos. Acredito que existe uma forma flexível de o fazer, uma opção centrada em cada um. Não acredito em ‘para emagrecer tenho de fechar a boca’. Acredito, sim, na aprendizagem e na liberdade para escolher.”

Segundo a especialista em nutrição, “fazer escolhas acertadas é o grande truque”. Deve começar por fazer pequenas alterações na rotina diária e segui-las habitualmente, até que se tornem ações naturais. Sónia Marcelo com a NiT algumas mudanças que pode fazer e dicas que o vão conseguir ajudar a perder peso, sem o recuperar nos meses seguintes.

Não coma alimentos de que não gosta

Para ser saudável não precisa de comer todos os alimentos, nem comprar tudo o que está na moda e que dizem que fazem bem. Escolha o equilíbrio entre o que gosta de comer e o que é saudável.

Não coma apenas cozidos e grelhados

Existem muitas outras formas de confecção, como os estufados, assados, a vapor, salteados. Crie pratos cheios de cor abusando, por exemplo, das ervas aromáticas e especiarias e das combinações de legumes.

Tenha estratégias para a fome emocional

Sempre que sentir vontade de comer, pare para perceber o que está por trás do que está a sentir. Se for porque precisa de uma compensação, conforto, de uma satisfação, experimente beber um chá ou fazer um bolo de caneca saudável.

Comer devagar

Pode parecer apenas um pequeno detalhe, mas tem muito impacto no resultado final. “Desde o momento em que o estômago está cheio até à sensação de saciedade chegar ao cérebro é necessário um período mínimo de 20 minutos. Portanto, se a refeição demorar menos tempo que isso acabamos por ingerir mais alimentos”, alerta Sónia Marcelo.

Não comer enquanto faz outra coisa

É verdade: a ingestão alimentar durante um videojogo, enquanto vê um filme, um programa de televisão ou lê um livro, é superior ao que seriam as suas necessidades reais se estivesse a comer sem distrações.

Dormir, pelo menos, seis a oito horas

O peso não está relacionado apenas com a alimentação. Embora cada pessoa tenha o seu ritmo de sono, poucas horas de descanso fazem aumentar o apetite por alimentos menos saudáveis. Não se esqueça disto.

Escreva três dificuldades 

Visualize o seu dia a dia e escreva as três dificuldades que está a enfrentar no seu processo de perda de peso. De seguida, pense em ações para cada uma, no sentido de as ultrapassar. A nutricionista aconselha escrever ações fáceis de colocar em prática.

Praticar exercício físico

Não é uma novidade, mas raramente é levada a sério. Saiba que fazer desporto mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis ao longo do dia, favorece o bom humor e diminui os níveis de ansiedade. Pode começar por uma caminhada diária de 30 minutos ou com um jogo de raquetes na praia, por exemplo.

Para conseguir o atingir o seu objetivo, além de pôr estas dicas em prática, deve riscar alguns alimentos da sua dieta. Carregue na galeria para saber quais são os principais inimigos da perda e manutenção de peso.

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