Alimentação Saudável

As panquecas XL de amora que são tão deliciosas quanto saudáveis

Depois de provar uma fatia, é quase certo que esta receita vai começar a fazer parte da sua rotina.
Não vai querer outra coisa.

É fã de panquecas deliciosas e saudáveis? Se sim, temos uma receita em que a estrela principal é um dos frutos mais saudáveis — e subvalorizados — de sempre: a amora.

As amoras já foram usadas em diferentes ocasiões ao longo da História. Os gregos e os romanos, por exemplo, utilizavam-nas para fins medicinais, uma vez que é um fruto silvestre rico em antioxidantes que nos ajuda a manter um aspeto jovem e a prevenir doenças. Por outro lado, os indígenas americanos chegaram a usar este pequeno fruto para pintar o pelo dos animais.

Em todo o mundo existem mais de 40 tipos deste fruto, que é também uma grande fonte de nutrientes essenciais ao corpo humano, como a fibra, o ferro, o magnésio, o potássio e o zinco. A primeira vez que o uso da amora foi registado numa receita foi em 1696, precisamente num vinho caseiro.

Hoje em dia, a versatilidade das amoras prova-se numa imensidão de diferentes tipos de receitas. Por exemplo, além de ser consumida ao natural, esta fruta de origem asiática pode ser protagonista de chás, bolos, tortas, geleias, doces, gelados. E não se fica por aqui. A amora pode ajudar na confeção de panquecas maravilhosas. E é sobre uma receita de panquecas de amora em tamanho XL que lhe falamos. O melhor de tudo é que não leva açúcar.

Esta receita é da autoria de Isabel Lopes, uma criadora de conteúdo de fitness e receitas, mais conhecida pela sua página no Instagram “Healthy Snack Time”, onde é habitual trazer-nos várias receitas, tão apetitosas quanto saudáveis.

Do que precisa

— Um ovo
— Oito a dez amoras
— 30 gramas de farinha
— Um fio de bebida vegetal de coco
— Uma colher de sopa rasa de coco ralado
— Adoçante quanto basta
— Uma colher de café de óleo de coco
— Uma colher de café de fermento
— Lascas de coco a gosto

Como se faz

Para começar, vai pôr as amoras, o óleo de coco e o adoçante numa frigideira, para que vão libertando o sumo, enquanto prepara a massa. Para a fazer tem de bater o ovo e, depois, adiciona a farinha e mexe muito bem. De seguida, vai acrescentando a bebida vegetal de coco até ficar na consistência que deseja. Por fim, vai envolver o preparado em fermento. Agora só tem de juntar a massa às amoras que ficaram a apurar na frigideira, acrescentando lascas de coco por cima. Deixa cozinhar lentamente e tapado até estar no ponto, e depois é só servir e impressionar todos os seus convidados com esta receita irresistível.

Pode carregar na galeria para descobrir várias outras receitas de panquecas não só deliciosas, mas também saudáveis.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT