Alimentação Saudável

As panquecas de limão sem glúten mais fofinhas e fáceis de fazer

Esta é uma criação de Ana S. Guerreiro que surge com uma garantia: só precisa de usar uma farinha.
Só precisa de uma farinha.

Há não muito tempo, as panquecas ainda eram sinónimo de uma opção potencialmente calórica. O tipo de coisa que corria o risco de pesar no corpo e na consciência. Felizmente, encontramos cada vez mais opções que quebram esse mito. E o melhor de tudo é que isso quer dizer que já as podemos comer de consciência tranquila.

Tornar as panquecas mais saudáveis é uma questão de ingredientes, de escolhas que se fazem (com o cuidado de não se exagerar nas opções com que as vamos acompanhar). É o que acontece com uma sugestão em particular de panquecas de limão, leves e fofinhas, que precisam só de uma farinha. Palavra da criadora.

Estas panquecas podem facilmente substituir um lanche ou um pequeno-almoço mais arrojado ou até serem servidas como sobremesa. Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo” e desta receita, realça que “para quem cozinha sem glúten, a questão das farinhas sempre foi um pouco complicada”.

Prossegue a criadora do “Mamã Paleo”: “recebo muitas vezes mensagens e comentários do género, tantas farinhas, Ana? Não posso usar só uma sem glúten para fazer tudo?’ Não”. Ou na verdade talvez até seja possível. É o caso desta receita.

Do que precisa

— 2 ovos
— 4 colheres de sopa rasas de neo flour
— Raspa de 1 limão pequeno
— Uma colher de chá de açúcar de coco ou de xilitol (opcional e pode ajustar a quantidade utilizada)
— Uma colher de chá de azeite
— Uma colher de chá de fermento para bolos
— Uma colher de café de canela
— Uma gota de essência de baunilha (opcional)

Como se faz

Comece por misturar todos os ingredientes com a varinha mágica. De seguida, verta duas ou três colheres de sopa da massa numa frigideira com propriedades antiaderentes, pré-aquecida. Tape e deixar cozinhar com o lume no mínimo (“cerca de 2 minutos de um lado e 40seg do outro”, especifica Ana S. Guerreiro). Caso seja necessário utilize azeite ou óleo de coco para untar a frigideira.

Com cenoura ou frutos vermelhos, abacate ou beterraba, e até pêra ou banana — as panquecas são super versáteis e há sempre várias versões para experimentar. Não acredita? Carregue na galeria e descubra 17 receitas de panquecas que pode fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT