Alimentação Saudável

Pára tudo: esta receita de Ferrero Rocher é vegan e para comer sem culpa

A versão do blogue “Chocolate a mais” tem tanto de deliciosa como de fácil. Está preparado?
Ficam deliciosos.

Com a chegada do Natal, é um chocolate aqui, outro chocolate ali e, quando dá por isso, devorou a caixa inteira em menos de um dia. Quem nunca, certo? O pior é o sentimento de culpa que nos consome nas horas seguintes, bem como o possível prejuízo na dieta. Mas nem tudo está perdido.

Eu,  menina para devorar uma caixinha inteira mesmo que depois fique enjoada (mas não quero saber), este ano resolvi fazer uma experiência: os meus próprios Ferrero Rocher caseiros. Posso desde já garantir que esta versão vegan e sem açúcar fica surpreendentemente boa e muito parecida com o original”, garante Sara Santos, autora do blogue “Chocolate a mais”.

O aspeto final.

A sua receita, que partilhou com a NiT, é muito fácil de fazer e não dispensa o elemento crocante. O chocolate, a avelã e as natas vegetais são os protagonistas deste doce, mas não são os únicos da lista.

Do que precisa

Para o ganache
— 150 gramas de avelãs;
— 100 mililitros de natas vegetais;
— 200 gramas de chocolate para derreter;
— Sal (q.b.);
— Arroz puff (q.b.).
Para a cobertura
— 50 gramas de avelãs;
— 100 gramas de chocolate para derreter;
— Uma colher sobremesa óleo de coco.

Como se faz

Comece por tostar todas as avelãs no forno, aquecido a 180 graus, durante cerca de 20 minutos. Rale cerca de 100 gramas de avelãs torradas e reserve o resto. Em seguida, numa frigideira, deve tostar o arroz puff — só saltear um pouco em lume branco para ficar crocante, com muito cuidado para não queimar.

Leve o chocolate a derreter no microondas com as natas e uma pitada de sal durante cerca de um minuto. Mexa até ficar bem cremoso. Em seguida, junte 100 gramas de avelãs raladas e mexa bem. Leve ao frigorífico até a mistura ficar bem sólida.

Quando a mistura de chocolate estiver boa, faça bolinhas com a ajuda de uma colher de sopa — pode fazer maiores ou mais pequenas, de acordo com o seu gosto, e colocar uma avelã inteira no meio. Passe as bolinhas pelo arroz puff para ficar bem colado e conseguir o crocante. Guarde as bolinhas no frigorífico enquanto tempera o chocolate.

Para temperar bem o chocolate, parta-o em pedaços pequenos e leve a derreter no microondas em intervalos de 20 segundos na potência de 750W, mexendo entre os intervalos, até parecer quase todo derretido, sendo que ainda devem haver pequenos pedaços.

Retire e mexa muito bem. Quando o chocolate estiver com a consistência certa, ou seja, bastante líquido, junte as restantes avelãs picadas grosseiramente. Por fim, mergulhe as bolinhas no chocolate e deixe secar.

Carregue na galeria para conhecer as receitas de outras coisas impensáveis que, afinal, pode comer sem culpa, como Nutella e leite condensado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT