Alimentação Saudável

Pare de fazer uma dieta para perder peso que prometa uma destas 5 coisas

A NiT e a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida revelam aquilo de que deve desconfiar.
É melhor ler isto.

Ao longo dos últimos anos destacaram-se dezenas de dietas assustadoras. E, quando pensamos que chegámos ao fundo do poço dos regimes alimentares, surge sempre mais um. Alguns métodos, além de absurdos, podem mesmo ser perigosos. Por isso, a NiT fez uma lista com as cinco promessas das dietas das quais deve desconfiar.

Uma das mais comuns é a perda de mais de dez quilos em menos de duas semanas. Como é que isto acontece? Com a restrição do consumo de calorias.

Como explica à NiT a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, o intervalo de ingestão calórica recomendado pela Direção Geral de Saúde para um adulto é entre as duas e as 2500 calorias por dia. Para uma perda de peso, é sempre necessário que haja um défice calórico.

No entanto, é importante salientar que, para que ocorra uma perda de peso saudável e sem défices nutricionais, os valores de ingestão mínimos diários para mulheres são de 1200 calorias para as mulheres e 1500 para os homens. Mas, atenção: são números gerais e não contemplam as características individuais ou a condição física.

“Através de um défice calórico estima-se a perda de um quilo por semana, o que dá um total de quatro ao final de um mês. Se a perda de peso for de seis por semana, como é referido na afirmação, ou seja, mais cinco por semana do que é considerado saudável, não é possível fazê-lo sem consequências negativas para a sua saúde e sem que ocorra uma desregulação do organismo por falta de nutrientes”, alerta a autora do blogue NiT “Loveat“.

Contudo, esta é apenas uma das promessas mais habituais. Carregue na galeria para descobrir todas aquelas das quais deve desconfiar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT