Alimentação Saudável

O petit gateau saudável com gelado que pode fazer em casa (e alegrar o dia)

A receita saudável é de Rui, autor do blogue "A Pitada do Pai". Demora apenas cinco minutos a fazer.
É muito fácil de fazer.

Numa fase em que passamos mais tempo do que nunca em casa, a nossa força de vontade é posta à prova. O isolamento social é a causa de muita ansiedade, mas também de aborrecimento, e estas duas têm tendência a resultar numa vontade descontrolada de devorar tudo o que está no frigorífico (especialmente aquela parte onde costumamos guardar os doces).

As boas notícias são que o tempo também pode ser aproveitado para cozinhar receitas saudáveis, desenvolver as nossas capacidades de chef e, ao mesmo tempo, criar alternativas saudáveis às sobremesas cheias de açúcar e gorduras más que nos apetecia na realidade comer.

petit gateau
Tão bom.

Para o ajudar a seguir os bons caminhos nos próximos tempos, a NiT tem uma sugestão de Rui Marques, autor do blogue “A Pitada do Pai“. É um petit gateau fit com gelado de morango, que pode comer sem medo da lista de ingredientes — são todos saudáveis.

Leva apenas cinco minutos a fazer e seis ingredientes, incluindo aqueles que são necessários para fazer o gelado, e nem precisa de ir ao forno, só tem de o aquecer durante um minuto no microondas.

Do que precisa

Para o bolo
— Um ovo;
— Uma banana madura;
— Duas colheres de sopa de manteiga de amendoim;
— Duas colheres de sopa de cacau cru em pó (ou farinha de alfarroba, se preferir).

Para o gelado
— Duas bananas congeladas;
— Uma chávena de morangos congelados;
— Um iogurte natural.

Como se faz

Para fazer o bolo, coloque no robô de cozinha (ou misture com a varinha mágica) o ovo, a banana, a manteiga de amendoim e o cacau cru, até obter uma consistência homegénea.

Deite a “massa” numa caneca e leve ao microondas até estar cozido, durante cerca de um minuto (pode variar consoante o microondas).

Para o gelado, coloque no robô de cozinha ou no liquidificador as bananas, os morangos e o iogurte. Triture bem e sirva com o petit gateau.

De seguida, carregue ma galeria para conhecer também 16 receitas de mousse para fazer em casa e comer sem estragar a dieta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT