Alimentação Saudável

Piores que o Grinch: descobrimos as calorias de cada um dos bombons de Natal

Sabia que um Ferrero Rocher tem mais de 70 calorias? São saborosos, é certo, mas vamos lá manter a calma na dieta.
Um clássico nesta altura.

“Ambrósio? Senhora? Apetecia-me tomar alguma coisa”. Certamente que consegue completar o diálogo deste anúncio de 1992. O Ferrero Rocher é um dos clássicos do Natal. Não falham na mesa, na dispensa e até debaixo da árvore, para oferecer. O chocolate tem um recheio cremoso de avelãs, revestimento e wafer estaladiço coberto de chocolate e pedaços de avelã. Mas quantas calorias tem cada uma das esferas embrulhadas em papel dourado? Foi precisamente isso que a NiT tentou descobrir.

Quando lemos os rótulos dos chocolates conseguimos perceber as calorias que têm por cada 100 gramas do produto, mas nunca à unidade. Esta informação acaba por nos levar no mítico pensamento “perdido por cem, perdido por mil”, mas não é bem assim. Até entre os bombons desta época, há opções menos más do que outras.

Então, 100 gramas de Ferrero Rocher significam 603 calorias, 42,7 gramas de gordura (dos quais 14,1 são saturados), 44,4 gramas de hidratos de carbono (dos quais 39,9 são açúcares) e 8,2 gramas de proteína. Isto significa que cada bombom tem cerca de 73 calorias. Se devorar uma caixa de 16 numa assentada, por exemplo, vai ingerir cerca de 1168 calorias de uma só vez.

E não é caso único. Os clássicos chocolates de Natal têm, na grande maioria, mais de 50 calorias por bombom. Mas sejamos sinceros, estes doces fazem parte da época e vão sempre fazer, mas alguns têm mais calorias do que outros, pelo que o seu consumo deve ser evitado ou, pelo menos, moderado.

A nutricionista Joana Pinho defende mesmo que “se for um consumo controlado, não precisamos de os colocar de lado”.

Para que possa fazer escolhas equilibradas e conscientes a NiT foi descobrir as calorias dos mais famosas chocolates das festividades. Carregue na galeria para conhecer as nossas conclusões surpreendentes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT