Alimentação Saudável

Só precisa de 2 minutos para fazer este bolo de maçã e manteiga de amendoim

Faz-se na caneca, só leva uma pitada de açúcar e dispensa ovos. É perfeito para matar o desejo súbito de doces.
Que maravilha

Há qualquer coisa de reconfortante e seguro num clássico. Certo: todos gostámos da excitação de experimentar uma combinação nova e irreverente de sabores. Mas inevitavelmente regressámos às receitas que nos fazem avivar a memória.

A maçã e canela é um desses pares inseparáveis que por mais anos que passem, continuam a despertar em nós um salivar difícil de contrariar. Neste caso, o par tem a preciosa ajuda de um companheiro: a manteiga de amendoim.

Falamos, portanto, de um bolo simples e rápido de fazer, que se prepara em minutos, se leva ao microondas em menos tempo — e cujo resultado é húmido e saboroso. A ideia genial por detrás deste mini bolo é que não o obriga a fazer uma receita enorme — e que depois o obriga a comer uma fatia todas as refeições, durante cinco dias seguidos.

Mata-se o desejo e pronto. Além disso, leva apenas uma pequena dose de açúcar. Tome nota da receita do “The Flavours of Kitchen”

Do que precisa:

Para o bolo
— 5 colheres de sopa de farinha de trigo
— ¼ colher de chá de fermento
— pitada de sal
— 2 colheres de sopa de leite
— 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim cremosa

Para o recheio
— 1 maçã pequena
— 1 colher de sopa de manteiga sem sal
— ¼ colher de chá de canela em pó
— 1 colher de chá de açúcar amarelo
— 1 colher de sopa de farinha de trigo

Como fazer:

Para fazer o recheio, corte a maçã em pequenos pedaços e coloque-os numa taça que possa ir ao microondas. Junte a manteiga a temperatura ambiente, canela, açúcar amarelo e misture bem. Leve ao microondas entre um a dois minutos, até que a maça amoleça. Quando reparar que ela libertou algum líquido, adicione a farinha e misture bem até que se torne numa massa mais grossa. Reserve.

Noutra taça misture os ingredientes secos para fazer o bolo: a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Mexa bem e de seguida adicione a manteiga de amendoim e depois o leite. Misture tudo até obter uma massa homogénea.

Na caneca onde vai fazer e comer o bolo (também pode usar ramequins), preencha a 3/4 com a massa de bolo. Depois, coloque o recheio de maçã no centro com uma colher e pressione ligeiramente no centro para que afunde.

Leve ao microondas entre cerca de um minuto, ou um minuto e trinta segundos, até que fique cozinhado.

À procura de mais receitas? Temos mais 10 bolos que tem mesmo de conhecer — e que não engordam. Melhor? Fazem-se em cinco minutos. Carregue na fotogaleria para os conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT