Alimentação Saudável

Só precisa de um minuto para preparar este delicioso bolo de alfarroba na caneca

É uma receita muito rápida e simples de fazer. Ainda assim, a melhor parte é mesmo o sabor — e o facto de ser saudável.
Não precisa de sujar muita loiça para fazer este lanche delicioso.

Precisa de fazer pouco scroll para aparecer no “For you” da plataforma Tiktok — conhecida pelos seus vídeos de poucos segundos — uma das milhares de receitas de bolos na caneca. Foi com as mentes criativas que por lá andam e com os vídeos com propostas de receitas rápidas e fáceis de fazer que esta febre se tornou viral.

No entanto, não foi do Tiktok, mas sim da página do Instagram da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida que chegou esta proposta de bolo de alfarroba feito na caneca. A criadora de conteúdos aderiu também à moda das receitas que não sujam muita louça, que se fazem com ingredientes que facilmente se têm em casa e que apenas precisam de um micro-ondas e de cerca de 60 segundos para ficarem prontas.

Além disso, a nutricionista escolheu um superalimento rico em antioxidantes e nutrientes como protagonista deste bolo na caneca: a alfarroba. Não só traz benefícios para a saúde como também dá um sabor único e delicioso à receita. De acordo com as palavras da autora do blogue “Love at”, este bolo é “perfeito para um lanche guloso”. 

Do que precisa

— Três colheres de sopa de farinha de trigo integral
— Três colheres de sopa de açúcar de coco
— Uma colher de sopa de farinha de alfarroba
— 1/8 de colher de chá de fermento em pó
— Uma pitada de sal
— Três colheres de sopa de água
— Uma colher de sopa de azeite
— Meia colher de chá de vinagre de sidra
— 1/8 colher de chá de extrato de baunilha

Como fazer

Numa tigela junte a farinha de trigo integral, o açúcar de coco, a alfarroba, o fermento em pó e o sal. Envolva bem estes ingredientes e reserve. Agora, numa caneca, adicione a água, o azeite, o vinagre de sidra e o extrato de baunilha. Com um garfo, bata os ingredientes. Depois, adicione os ingredientes secos que reservou e mexa até todos os ingredientes estarem bem combinados. Enfeite a parte de cima com framboesas e leve ao micro-ondas por 60 a 90 segundos, o tempo suficiente para o bolo estar cozido. Sirva de imediato.

Se é fã de receitas que se preparam em poucos minutos, a NiT escolheu 12 receitas de muffins. Carregue na galeria para descobrir as nossas sugestões.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT