Alimentação Saudável

Prepare-se para o frio com este chocolate quente — é saudável, pode beber sem culpa

O cacau é mais rico que o chocolate em termos nutricionais e pode ser a solução para bebidas quentes apetecíveis e saborosas.
Um chocolate quente perfeito para os dias mais frios.

O tempo está mais frio e anoitece mais cedo — a altura ideal para preparar um chocolate quente e sentar-se no sofá a ver uma maratona de séries. Nesta altura do ano temos mais tendência a consumir alimentos mais quentes e doces e o chocolate quente costuma ser uma das bebidas preferidas de todos os gulosos. 

Sempre que preparamos esta delícia cremosa parece que a culpa se apodera de nós porque sentimos que não estamos a fazer a melhor opção, algo que está prestes a mudar. A nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de uma Dietista” tem uma receita de chocolate quente saudável — ideal para beber sem culpa. 

Sempre que escolhemos um chocolate devemos optar pelo que possui a maior percentagem de cacau. Sabe porquê? Porque é o cacau que possui todas as vantagens e benefícios nutricionais.

O cacau é diferente do chocolate em si. O primeiro não possui gordura e, por isso, é mais saudável. Possuiu inúmeros benefícios: é composto por flavonóides antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce; é rico em vitaminas do complexo B, importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dando energia e vitalidade; é rico em ferro, magnésio, potássio e cálcio. Além disso, ajuda ainda a prevenir doenças cardiovasculares, o aumento do colesterol LDL (o chamado mau colesterol) e regula a pressão arterial. 

Um outro benefício está relacionado com a influência positiva na nossa boa disposição, visto que apresenta quantidades interessantes de triptofano, um aminoácido essencial importante na produção de serotonina e melatonina, dois neurotransmissores importantes na regulação do humor, bem-estar e relaxamento.

Esta é a receita de cacau quente ideal para reconfortar e aquecer as mãos nas noites frias, sem o peso na consciência por estar a ingerir algo extremamente calórico.

Do que precisa

– 400 mililitros de bebida vegetal (de arroz, soja ou amêndoa, por exemplo), sem açúcares adicionados ou leite

– 2 colheres de sopa de cacau cru em pó

– 1 colher de sopa de amido de milho (p.ex. Maizena)

– 1 colher de sobremesa de mel

– Canela q.b.  (opcional)

Como se faz

Colocar todos os ingredientes no copo da varinha mágica e bater até obter uma mistura homogénea. Colocar o preparado anterior num tacho e levar ao lume até engrossar um pouco. Servir quente.

Carregue na galeria para conhecer outras bebidas quentes que preparar em 10 minutos.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT