NiTletter
Alimentação Saudável
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Alimentação Saudável

Presunto ibérico considerado um superalimento que ajuda no metabolismo

O enchido foi alvo de um estudo espanhol que ajudou a perceber o impacto do ingrediente no organismo.

oOs enchidos são uma instituição da cultura gastronómica nacional. Estes produtos nasceram da necessidade de aproveitar ao máximo a carne dos animais, para garantir uma fonte de proteína durante os meses mais rigorosos.

Existem inúmeras receitas destes produtos de charcutaria, cada uma com o seu tempero e toque regional, e estão presentes em vários pratos tradicionais. Porém, existe um que se destaca: o presunto. A boa notícia é que agora há ainda mais motivos para incluirmos este produto na alimentação.

O presunto ibérico foi considerado um superalimento, sobretudo para atletas, devido ao perfil nutricional. Segundo um estudo espanhol, realizado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição do Conselho Superior de Investigação Científica de Espanha (ICTAN-CSIC), e apresentado a 30 de junho, este enchido está associado à redução da inflamação muscular, à aceleração da regeneração pós-treino e ao aumento da massa muscular magra.

“Cada fatia de presunto ibérico contém ciência, sabor e desempenho”, sublinhou Luis Montiel, realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Complutense de Madrid (UCM). O investigador sublinhou o facto de o enchido ser um produto rico em proteínas de alta qualidade que são fundamentais para a reparação e construção de tecidos.

A investigação apontou as gorduras monoinsaturadas e o ácido oleico presentes no presunto como fundamentais para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Os investigadores reforçaram, ainda, que se trata de um ótimo aliado para o sistema nervoso e para o metabolismo, devido à presença de vitaminas do complexo B.

O facto de ser rico em ferro ajuda a combater a anemia, enquanto o zinco e o potássio reforçam o sistema imunitário e ajudam na recuperação muscular.

O estudo realizado pela universidade espanhola acompanhou vários atletas durante 12 semanas, em que cada um consumia cerca de 40 gramas de presunto ibérico por dia. Com a observação dos resultados, a instituição concluiu que o enchido tem um perfil nutricional superior a outras carnes curadas, que podem conter níveis elevados de gorduras saturadas e aditivos.

Além disso, o processo natural de cura do presunto ibérico garante a preservação dos seus nutrientes essenciais, enquanto algumas carnes curadas processadas podem perder valor nutricional durante a produção.

ARTIGOS RECOMENDADOS