Alimentação Saudável

A quiche de batata doce low carb que vai mudar a sua vida

Saborosa e perfeita para comer em qualquer lado — e ainda poupar tempo.
Para experimentar em casa.

Há quem adore perder horas na cozinha, preparando ao detalhe cada prato. E há também quem até goste de cozinhar, mas prefira manter as coisas simples e bem práticas, aproveitando o tempo a cozinhar para tornar a refeição (e os dias seguintes) algo bem mais prático.

As quiches são esta solução intermédia, em que se pode pô em prática alguns dotes de cozinha simples, ao mesmo tempo que se consegue algo saboroso e funcional. É nesta categoria que cai a sugestão de Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”. Trata-se de uma receita saudável, low carb, de quiche de batata doce e frango.

Vou precisamente o espírito de desenrasca que abriu caminho a uma muito bem-vinda solução. “Esta receita surgiu num dia em que estava na cozinha e tinha alguns restos de comida no frigorífico e queríamos comê-los de forma diferente, para não ser sempre a mesma coisa”, conta a nutricionista.

Não é preciso elaborar muito para conseguir fazer em casa esta quiche e há alguma margem para experimentar um ou outro ingrediente diferente, para ter uma versão ainda mais ao seu gosto. Depois de tudo preparado, é só ir ao forno e esperar cerca de meia hora.

Para comer quente ou fria.

Do que precisa

— 250g de frango cozido

— 240g de batata-doce cozida

— Três ovos inteiros

— Duas gemas

— 200ml de claras

— 100g de grelos de couve ou outro legume a gosto

— Uma cenoura ralada

— Sal e pimenta

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Desfie o frango cozido. e reserve. Retire a casca da batata-doce e coloque-a num processador de alimentos e triture, até ficar em puré (a varinha mágica ou o garfo também servem). De seguida, envolva o frango com a batata-doce, até ficar tudo bem misturado. Corte em pedaços pequenos os grelos de couve, rale a cenoura e misture. Tempere a gosto. Por fim, junte os ovos, as gemas e as claras e envolva bem. Finalmente, coloque numa forma de silicone ou num pirex e leve ao forno cerca de 30 minutos.

À procura de mais receitas de quiches saudáveis para experimentar em casa? Carregue na galeria e descubra 15 opções que  a NiT selecionou para si.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT