Se há um ingrediente que nos dá cabo da cabeça (e da barriga e dos dentes), é sem dúvida o açúcar. Os donnuts, os chocolates, as gomas e os melhores bolos de pastelaria precisam dele e nós também. Mas não pode ser — temos de vê-lo como o inimigo e eliminá-lo para sempre das nossas vidas.
Sabia que algumas polpas de tomate, salsichas e até o fiambre têm açúcar? É mesmo verdade. Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, autora do livro “Guerra ao Açúcar“, das edições Chá das Cinco, a maioria das pessoas não tem noção da quantidade de açúcar que consome por dia e isso é preocupante.
“Alguns dos meus pacientes achavam que a bolacha Maria era saudável e depois eu dizia que não e as pessoas colocavam aquilo na cabeça e não aceitavam”, diz à NiT. O mesmo acontecia com as frutas: “Comer cinco a seis peças de fruta não é ser saudável, uma vez que têm imenso açúcar”.
Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de uma Dietista, é licenciada em dietética pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e dá, sobretudo, consultas de emagrecimento.
O objetivo do livro “Guerra ao Açúcar” (14,94€), que chegou às livrarias a 13 de abril, é dar continuidade ao seu trabalho: alertar as pessoas para os níveis de açúcar que consomem. Neste manual prático, pode encontrar desde um questionário para se saber é ou não viciado em açúcar, a um pequeno teste para saber se tomam as 25 gramas de açúcar recomendadas por dia.
A apresentação do livro está marcada para 26 abril, quarta-feira, às 18h30 na loja Fnac do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
Para começar a sua jornada sem açúcar pode responder ao quiz da NiT.