Alimentação Saudável

Ranking NiT: os 6 piores pacotes de bolacha Maria à venda nos supermercados

O pacote que ocupa a primeira posição da lista tem 27 gramas de açúcar por cada 100 de produto. Em pacotes de açúcar, significa 5,4.

É capaz de ficar assustado.

A bolacha Maria é, muito provavelmente, das bolachas mais compradas pelos portugueses. Apesar disso, e do nome bem nacional, foi criada em 1874 por dois padeiros ingleses em homenagem à duquesa russa Maria Alexandrovna quando casou com o então duque de Edimburgo, Alfredo (filho da rainha Vitória). Rapidamente a bolacha Maria se espalhou pelo mundo, sendo recriada em diversos países.

Por cá, a confiança neste biscoito é tanta que até são dadas nos hospitais e vistas como a melhor opção para dar aos bebés pela primeira vez. Mas serão assim tão saudáveis? A NiT foi ler os rótulos de várias marcas e descobriu valores supreendentes.

Primeiro, é importante ter noção de que este alimento contém pouca fibra e muito mais sal, gordura e açúcar do que devia.

“De uma forma geral, todas as marcas têm também na sua composição farinha refinada, gordura de palma, xarope de glucose e diversos aditivos. E lembre-se: a farinha refinada está associada a aumento do risco de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Quanto ao açúcar, dispensa apresentações. Desde contribuir para o ganho de peso ao facto de aumentar o risco de doenças cardíacas, desvantagens não faltam em consumir este ingrediente.

Segundo a especialista, as versões integrais são mais ricas em fibra comparativamente com as tradicionais. Em relação às que têm escrito “sem açúcar” nas embalagens, o teor desse ingrediente é menor mas continuam a ter gorduras pouco saudáveis e aditivos prejudiciais para a saúde. Por isso, a solução passa mesmo por preparar as suas próprias bolachas em casa.

Como sabemos que nem sempre vai resistir, a NiT analisou 15 marcas de bolacha Maria. Seis delas tinham valores bastante elevados e as restantes eram todas idênticas. A melhor opção é da marca E.Leclerc e tem 16,5 gramas de açúcar por cada 100 de produto. Já a pior tem 27 gramas e está na lista abaixo.

Carregue na imagem e descubra os seis piores pacotes de bolacha Maria à venda nos supermercados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT