Alimentação Saudável

A receita de espetadas vegan perfeita para surpreender os amigos

Só precisa de cortar tudo e colocar no grelhador. Vai ver que há aqui uma combinação bem interessante de sabores.
vegan e saboroso

Haverá receita mais prática do que grelhados? Não, pois não? É mesmo isso que encontramos nesta sugestão de espetadas vegan.

São feitas com tofu e podem ser acompanhadas com couscous de lentilhas. São a receita perfeita para surpreender os amigos quando vão lá a casa (sejam eles vegan ou não). E é bastante simples de fazer.

O tofu é um dos principais substitutos da proteína usados por quem adota uma alimentação mais vegetariana. Tem cada vez mais fãs também porque é versátil o suficiente para funcionar com diferentes receitas — o segredo é saber temperar.

Esta receita vegan é da autoria da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida fundadora do projeto Loveat, onde encontramos um catálogo bem recheado de sugestões que promovem uma alimentação saudável e equilibrada.

Do que precisa

Espetadas de tofu:

— 250g Tofu Bio fumado cortado em cubos

— Cogumelos frescos cortados em pedaços

— 1/2 pimentos verde cortados em quadrados

— 1/2 pimento amarelo cortados em quadrados

— 1 c. chá de gengibre em pó

— 2 c. sopa de molho de soja

— 2 c. sopa de xarope de agave

— 2 c. sopa sumo de limão

— 3 c. sopa azeite

— 1 c. chá paprika

— 1 c. chá alho em pó

— 1 c. chá gengibre em pó

— Pimenta preta Couscous de lentilhas vermelhas

— 1 cháv. de couscous de lentilhas vermelhas

— 2 cháv. de água

— 1 pitada Sal marinho

— 12 tomates cereja em metade

— 1/2 pepino em cubos

— 1 c.sopa sumo de limão

— Sementes de girassol

— pauzinhos de espetada

Como se faz

Corte todos os ingredientes para as espetadas em quadrados ou de tamanho semelhante. Prepare a marinada: numa taça adicione o molho de soja, o sumo de meio limão, o alho em pó, a paprika e o gengibre em pó. Adicione o tofu cortado em cubos, envolva beijinhos enormes na marinada. Tape e deixe a marinar no frigorifico por pelo menos 30 minutos. Depois de marinar, coloque os legumes e o tofu nas espetadas intercalando como preferir e leve a grelhar num grelhador até ficar dourado de cada lado.

Para o couscous, coloque a água a cozer num tacho e assim que começar a ferver junte ao couscous. Regue com sumo de limão e tempere com sal. Tape e deixe que o couscous absorva a água. Com a ajuda de um garfo solte o couscous. Adicione os tomates de cereja em metades, o pepino em cubos regue com um fio de azeite e adicione sementes de girassol a gosto. Sirva as espetadas de tofu com o couscous. 

Agora que o almoço ou jantar já está pronto, passemos à sobremesa. De seguida, carregue na galeria para conhecer mais 15 receitas de gelados saudáveis para fazer em casa em cinco minutos.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT