Alimentação Saudável

A receita de focaccia low carb e sem glúten super simples de fazer

É um pão com muita história, aqui trabalhado com um toque aromatizado de paprika.
Esta versão é de Bárbara de Almeida Araújo.

Já se sabe que os portugueses tratam o pão por tu. É presença obrigatória à mesa e temos mil e uma maneiras de o fazer, o que não nos impede de olhar para alguns exemplos de lá de fora.

A focaccia é um clássico italiano com uma longa história. Terá começado a ser feito pelos Etruscos, povo que habitou a península italiana ainda antes da ascensão do Império Romano. Já na altura a receita era popular, havendo versões na Grécia Antiga.

Quem também tem uma versão bem atual, e super saudável, é Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de uma Dietista”. É uma receita low carb, sem glúten e simples de fazer.

Leva apenas cinco ingredientes e alguns temperos. Os ovos dão-lhe uma certa consistência e o toque final da paprika ajuda a rematar o sabor. E a melhor parte é que boa parte do trabalho até vai ficar por conta do forno.

Do que precisa

— 4 ovos
— 50g de parmesão ralado
— 100ml de leite de coco
— 200g de farinha de fruto seco
— Uma colher de sobremesa de fermento
— Paprika, alecrim e sal a gosto

Como se faz

Comece por bater os ovos com o leite de coco. Acrescentar a farinha ate ficar consistente. Adicione a paprika e fermento e misture. Depois é só deitar o preparado num pirex forrado e polvilhar com alecrim e sal. Levar ao forno a 180 graus durante 30 a 40 minutos.

Tem muitas mais opções de pão para fazer. Há versões de aveia, espelta, quinoa ou alfarroba, mas também de canela, azeitonas e alho. É só escolher. Carregue na galeria e descubra 10 pães saudáveis (e deliciosos) para fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT