Alimentação Saudável

A receita de granola com laranja e mel que “é a melhor de sempre”

Palavra da autora, Luísa Fortes da Cunha, que salienta que a receita dispensa gorduras e açúcares.
A promessa é da autora do "My Casual Brunch".

A granola continua na moda como snack. No entanto, nem toda a granola é especialmente saudável. Em caso de dúvida, às vezes o melhor é deitar mãos à obra e fazer uma versão caseira.

Luísa Fortes da Cunha, autora desse compêndio de receitas saudáveis que é o “My Casual Brunch”, é fã de granola e partilhou uma receita em particular que apresenta assim, sem hesitação: “se eu vos disser que esta é a melhor granola de sempre, não estou a mentir. Nem imaginam o cheirinho que ficou na minha cozinha”.

Algumas granolas podem ser bem mais calóricas do que imaginávamos. Aqui, evitam-se armadilhas apostando numa receita que não dá destaque algum a gorduras e açúcares.

“Não adicionei qualquer gordura (a gordura das sementes é suficiente e é mais saudável). Em vez de gordura adicionei sumo de uma laranja com 3 colheres de sopa de mel”, explica. Ficou bem saudável e, tão ou mais importante, super crocante. Tome nota que ainda são bastantes ingredientes.

Do que precisa

— Uma chávena de nozes em pedaços 
— Uma chávena de amêndoas cortadas grosseiramente
— 1/2 chávena de cajus
— 1/2 chávena de castanha do Brasil
— 4 colheres de sopa de linhaça triturada na hora
— Três colheres de sopa de sementes de girassol
— Coco laminado a gosto 
— Uma colher de sobremesa de canela
— 300g de flocos de aveia
— 4 colheres de sopa de mel 
— Sumo de uma laranja
— Uma chávena de passas
— Uma chávena de ameixas cortadinhas

Como se faz

Misture os ingredientes secos e a seguir deite o sumo de laranja misturado com o mel. Depois de bem misturado deite este preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal (espalhe bem a mistura de modo que não fique com muita altura). Leve ao forno a 180 graus durante meia hora. “Tenha o cuidado de mexer de 10 em 10 minutos”, lembra a criadora da receita. Depois de pronto junte as passas e as ameixas. Deixe arrefecer e guarde em frascos bem fechados.

É fã de granola? Tem mais sugestões para experimentar. Carregue na galeria e descubra mais três receitas para fazer granola em casa. Vai ver que vai ser o seu snack favorito no pós-verão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT