Alimentação Saudável

A receita de hambúrguer de grão super saudável (e que serve para várias refeições)

Pode fazer logo mais quantidade de uma vez, para servir o que apetecer e congelar para mais tarde o que sobrar.
Não esqueça os cominhos.

Longe vai o tempo em que o termo hambúrguer era um exclusivo da carne. Atualmente, há um sem número e opções saudáveis e bem saborosas para explorar, como é o caso desta receita de hambúrguer de grão que vale a pena descobrir.

A sugestão chega através do “Põe-te na Linha”, um projeto da nutricionista Maria Gama, que explica que este é o tipo de receita que, “já que se faz, faz-se a contar com mais dias”. O que quer dizer que além do lado de saúde e sabor, estamos já a poupar-nos de uma dor de cabeça futura.

A receita é vegetariana e é bastante simples de fazer. Avisamos já que convém não esquecer os cominhos, são um detalhe importante na hora de dar sabor e aroma ao prato. Na altura de servir, pode variar os acompanhamentos, o tipo de versatilidade que torna esta receita ainda mais prática.

Do que precisa

— 450g de grão cozido
— 5 colheres de sopa de vinagre balsâmico rosé
— 5 dentes de alho
— Uma cebola pequena
— Duas colheres de sopa de azeite
— 25g de farinha de aveia
— salsa picada
— Uma colher de café de cominhos

Como se faz

Comece por colocar o grão cozido num processador de alimentos e triturar (“pode fazê-lo também esmagando com um garfo”, salienta-se no “Põe-te na Linha”). Reserve numa tigela grande e de seguida pique o alho, a cebola e a salsa e junte tudo ao preparado anterior. Mexa bem para envolver. Junte depois a farinha de aveia e volte a envolver até ficar uma mistura homogénea. Por fim, colocar o vinagre, o azeite e os cominhos — e voltar a mexer para envolver. Esta parte está pronta. De seguida é só pôr mãos à obra e fazer bolinhas e espalmar para ficarem com a forma redonda de hambúrguer. Depois é só grelhar os hambúrgueres (e guardar os que faz a mais para salvar mais tarde outra refeição).

À procura de mais opções. A NiT juntou 10 receitas de hambúrgueres que pode fazer em casa — e comer sem culpa. Há sugestões com cenoura, cogumelos, frango e até salmão. É escolher e experimentar.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT