Alimentação Saudável

A receita de muffins de chocolate vegan que tem mesmo de experimentar

Não precisa de açúcares refinados para um snack doce. E sim, é mais saudável.
Uma criação panelinha dos sabores.

O cacau conta com uma respeitável lista de benefícios. Possui flavonóides antioxidantes; é rico em vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, potássio, cálcio e triptofano. É, também, uma autêntica perdição.

Na hora de fazer novas experiências na cozinha, há pequenas lições que deve manter. Com o chocolate, o ideal é apostar numa boa percentagem de cacau. Depois, com alguma atenção e criativa de com os restantes ingredientes, dá para transformar um snack ou sobremesa em algo saudável.

É mesmo isso que encontramos numa criação “Panelinha dos Sabores”, página recheada de sugestões saudáveis a cargo de Sandra Nereu. Falamos de uns muffins de chocolate em que as tâmaras são uma ajuda bem doce para evitar a utilização de açúcar refinado. Se optar por bebida vegetal, tem uns muffins vegan que vai querer provar. E repetir, claro.

Esta receita serve 10 a 12 muffins. Sandra Nereu adianta que pode trocar a farinha de espelta integral por farinha de aveia ou trigo integral. Pode também trocar o iogurte por outro sem sabor. Se não é fã de bebidas vegetais, pode apostar em leite (deixa de ser vegan mas continua a ter outros benefícios da receita).

Do que precisa

— 180g de tâmaras
— 120ml de bebida vegetal a gosto
— 100g de iogurte natural
— Duas colheres de sopa de azeite
— 160g de farinha de espelta integral
— 70g de cacau em pó puro
— Uma colher de chá de fermento
— Uma colher de chá de bicarbonato
— 100ml de café (ou descafeinado)

Como se faz

Comece por retirar os caroços das tâmaras (se for caso disso) e coloque a demolhar no leite quente por 15 minutos. Triture com a varinha magica até obter um creme. Pré-aqueça o forno a 170 graus e forre formas de muffin com folhas de papel. Numa tigela misture todos os ingredientes secos: farinha, cacau, fermento e bicarbonato. Adicione o puré de tâmaras e os restantes ingredientes. Misture bem até obter uma massa homogénea (caso esteja muito densa, adicione mais café ou água, aconselha a autora. Finalmente, verta a massa obtida nas formas e leve ao forno 25 minutos.

  • Se o chocolate é a sua paixão, carregue na galeria e descubra estas 7 receitas saudáveis e deliciosas com cacau para os viciados em chocolate.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT