Alimentação Saudável

A receita leve de tofu e vegetais no forno que vai querer provar

Dê largas à sua costela vegetariana com esta sugestão Bárbara de Almeida Araújo.
Não é só para vegetarianos.

O calor voltou a espreitar. É certo que o verão ainda não chegou mas está um pouco mais perto. Talvez por isso seja boa altura para uma sugestão mais leve. Já sabe: com a devida criatividade, há sempre alternativas saudáveis para qualquer refeição.

A sugestão que aqui trazemos é uma criação para servir ao almoço ou jantar, da autoria de Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora da página Manias de uma Dietista. Os ingredientes são perfeitos para qualquer vegetariano mas são também um convite a qualquer apreciador de carne ou peixe a explorar o potencial do tofu.

“Esta receita é fácil de fazer e é uma forma diferente de comer tofu”, explica a nutricionista. O trabalho que tem é a selecionar e cortar os vegetais. Depois é só temperar e estar atento ao forno, que tratará do que falta.

Do que precisa

— Uma embalagem de tofu

— Uma abóbora pequena

— Uma cebola pequena

— Uma curgete

— Duas folhas de louro

— Dois dentes de alho esmagados

— Uma colher de chá de pimentão

— Azeite e sal

— Ervas aromáticas

— Uma colher de café de gengibre

— Meia colher de café de cominhos

Como se faz

Comece por dar golpes no tofu. A autora salienta que deve cortar em fatias mas sem chegar ao fim. Depois, é só colocar numa tigela com um pouco de azeite, pimentão, sal e ervas aromáticas. Deixe marinar por algumas horas. Num tabuleiro coloque os legumes cortados a gosto. Tempere com um fio de azeite, gengibre, cominhos e louro. Finalmente é só levar ao forno por 15 minutos, pré-aquecido a 180º. Coloque o tofu no centro e leve ao forno a 220ºC por mais 30 minutos.

E por que não uma semana vegetariana? Carregue na galeria e descubra sete receitas para descobrir de segunda-feira até domingo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT