Alimentação Saudável

Receita para o fim de semana: queques saudáveis de banana e manteiga de amendoim

São vegan, não usam leite e têm pouquíssimo açúcar. Só precisa de roubar 30 minutos do seu dia.
Dá vontade de comer com os olhos.

Queque ou muffin? É muito provavelmente o debate mais inútil de todos os tempos, particularmente quando à sua frente estão meia-dúzia deles, quentinhos, acabados de sair do forno, feitos com banana e manteiga de amendoim.

Não se assuste com a lista de ingredientes. É relativamente extensa, mas muito fácil de montar e levar ao forno. Depois são apenas 30 minutos até que tudo esteja pronto a comer.

Melhor ainda: são saudáveis, vegan, não usam produtos lácteos e têm mesmo muito pouco açúcar. Um doce sem pecar com base numa receita do “Banana Diaries”. Aprenda a fazê-los.

Do que precisa

166 gramas de farinha de aveia
42 gramas de açúcar de coco
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
3 bananas grandes esmagadas
120 gramas de manteiga de amendoim
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas e misturadas com 120 ml de água
120 ml leite de coco, amêndoa ou aveia
1 colher de chá de essência de baunilha

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 175ºC e coloque as bases de queques em dois tabuleiros de muffins. Numa taça média, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato de sódio. Reserve.

Numa taça grande esmague a banana e junte-lhe a manteiga de amendoim, a mistura de sementes de linhaça, o leite e a baunilha. Misture tudo muito bem. Junte a taça que reservou e combine tudo muito bem até ter uma mistura homogénea. Salpique com pequenos pedaços de chocolate e envolva tudo.

Com uma colher de gelado encha cada uma das formas de queques até três quartos. Coloque os tabuleiros no forno durante 25 a 27 minutos ou até que espetando um palito num dos queques, ele saia completamente limpo. Retire do forno e deixe descansar durante 10 minutos. E estão prontos a comer.

Já que está por aqui, conheça mais 12 receitas de muffins saudáveis que são simples e rápidos de fazer. Carregue na galeria para continuar a ler.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT