Alimentação Saudável

A receita saudável de bolo de limão com frutos vermelhos perfeita para lanches de outono

É uma boa sugestão para quem não abdica de preparar um bolo caseiro ao fim de semana.
Obra dos deuses.

Podemos arriscar-nos a dizer que são um par quase perfeito. A mistura ácida do limão com o azedo, leve, dos frutos vermelhos conquista o paladar de muitas pessoas. A razão: o limão, mesmo que numa pequena quantidade, realça como poucas outras frutas o sabor frutado destas bagas de cor negra ou vermelha, que ficam sempre bem adicionadas a qualquer receita.

Apesar das variações, a receita de que lhe falamos resulta num bolo, exatamente, de limão e frutos vermelhos, que tem tanto de delicioso como de saudável. Uma combinação, por estas duas caraterísticas, digamos, dos deuses. Sabores frescos, doces e vibrantes não vão faltar nesta sugestão da criadora de conteúdos, Vanessa Alfaro, num post na sua página do Instagram. 

“Para hoje temos este delicioso bolo de comer e chorar por mais”, é assim que a blogger começa por fazer questão de descrever esta receita. Além disso, segundo Vanessa Alfaro, “o marido diz que foi um dos melhores que fiz até hoje”: um elogio que faz este bolo de limão com frutos vermelhos merecer, sem dúvida, uma oportunidade na sua cozinha.

Dificilmente haverá adeptos de sobremesas saudáveis que fiquem indiferentes a este bolo. É fresco, por culpa do limão, e húmido, agora pela responsabilidade dos frutos vermelhos. Mas não é só. Se, por um lado, o limão é rico em vitamina C, fibras e vários compostos vegetais que só trazem coisas boas para a saúde, por outro, os frutos vermelhos são um superalimento, repleto dos mais altos níveis de antioxidantes.

A cada fatia, esta proposta promete não desiludir. Quer seja em termos de gosto como pelo seu lado, sem dúvida, saudável. Pode ser uma opção deliciosa para os lanches de todos lá por casa. Também vai gostar de o servir como sobremesa, depois das refeições principais. Conheça a receita abaixo e prepare-se para atacar a cozinha na chegada do fim de semana. 

Do que precisa

— 400 gramas de flocos de aveia finos
— 100 ml de bebida vegetal de amêndoa
— Nove colheres de sopa de açúcar de coco
— Cinco colheres de sopa de iogurte grego ligeiro
— Cinco ovos
— Três embalagens de skyr morango
— Duas colheres de sopa óleo de coco
— Duas colheres de sobremesa de fermento em pó
— Uma colher de sopa de doce quatro frutas
— Raspas de um limão
— Sumo de um limão
— Mirtilos

Como se faz

Num processador, comece por triturar os flocos de aveia até ficar em farinha. Depois, numa taça, envolva todos os ingredientes secos: a aveia, o açúcar de coco e ainda o fermento. Numa outra taça ou recipiente, envolta os ingredientes líquidos: ovos, óleo de coco, bebida vegetal, sumo de limão, raspas de limão, iogurte grego e uma mão cheia de mirtilos esmagados. Em seguida, junte os ingredientes secos aos líquidos. O objetivo é que fique com uma massa homogénea.

Entretanto, vá até ao forno e coloque-o a pré-aquecer a 180° C. Enquanto espera, unte uma forma com óleo de coco ou forre com papel vegetal. Verta a massa. Leve ao forno durante 25 minutos. Uma vez pronto, retire do forno e deixe arrefecer cerca de 15 minutos. Por último, corte o bolo na horizontal em três pedaços, recheie e cubra todo o bolo com iogurte skyr e doce quatro frutos. Decore a seu gosto com mirtilos e leve ao frio, para servir fresco a toda a família.

Se está à procura de opções variadas (e saudáveis) para os lanches dos miúdos, descubra as 12 sugestões de muffins que se preparam em poucos minutos. Para isso, basta carregar na galeria.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT