Alimentação Saudável

A receita saudável de tarte folhada que vai deixar toda a gente de boca aberta

A versão aqui apresentada é com framboesas mas a autora já experimentou também de figos.
Vai querer repetir.

A pastelaria tem o seu lado de arte e ciência. Mas às vezes o ingrediente chave é mesmo um pouco de criatividade. E é mesmo isso que queremos quando o calor aperta.

A fruta é bem-vinda a qualquer refeição em todo o ano mas não tem nada de estranho que seja no verão que apreciamos ainda mais este toque refrescante e naturalmente doce. Há frutas de época em abundância e isso quer dizer que as podemos experimentar noutros contextos.

Veja-se o caso desta tarte folhada criada por Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”. É uma base perfeita para se trabalhar uma sobremesa ou snack saudável, em que depois podemos em futuras tentativas variar com outras frutas.

No caso da autora, a receita que aqui vemos é com framboesas mas a mesma já foi usada com figos. É mesmo uma questão de adaptar ao que nos interessa e isso inclui alguns detalhes nos ingredientes.

Do que precisa

— 400ml de leite ou bebida vegetal

— Três ovos + uma gema

— Três colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce

— Seis colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira (xilitol, stevia, eritritol, agave, mel)

— Aroma de baunilha (opcional)

— Quatro folhas de massa filo

— Uma clara de ovo (reservada da gema usada no creme)

— Fruta fresca da época a gosto.

Como se faz

Comece por preparar o creme para que esteja na consistência certa no momento de usar. Leve ao lume um tacho com o leite e o ingrediente adoçante. Aqueça “evitando deixar ferver”, alerta a autora. Numa tigela bater os ovos com a gema, a maisena e baunilha. Depois é verter em fio o leite quente sobre os ovos batidos, passar tudo novamente para o tacho e levar ao lume, brando e mexendo sempre, até ferver (deve borbulhar suavemente um minuto). Tape toda a superfície com película aderente para evitar que ganhe uma pele e deixe arrefecer completamente. Pré-aqueça o forno a 180 graus, forre um tabuleiro com papel vegetal, dobre e corte ao meio sobre o comprimento as folhas de massa filo.

Finalmente, pincele com a clara de ovo deixando uma margem de um polegar, sobreponha umas sobre as outras, coloque no papel vegetal e leve ao forno 8 minutos. Espalhe o creme frio e consistente na base sem chegar à borda e no final é só decorar com as frutas que escolheu.

Como dizíamos, a fruta é perfeita para mil e uma ocasiões. O melhor mesmo é arranjar algum espaço no congelador lá de casa e carregar na galeria para descobrir seis receitas de gelados caseiros que lhe vão dar toda a frescura de que precisa para este verão (e sem nenhum remorso com a dieta). As escolhas são da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT