Alimentação Saudável

A receita vegan deliciosa que vai levar as bowls para sua casa

Cor, sabor e saúde à mesa. A receita é da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida. A NiT conta-lhe como se faz.
Não é preciso ser vegan para apreciar.

Foram surgindo quase de mansinho, quase uma extensão da tradição do sushi que tão bem adotámos do Japão. A tendência não demorou muito a pegar entre nós.

Falamos das poke bowls, inspiração gastronómica de origem havaiana que já é moda em Portugal. O salmão costuma ser ingrediente forte em muitas das receitas mas, na cozinha, há sempre margem para experimentar. E é mesmo isso que a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida faz com a receita que lhe trazemos aqui.

Falamos de uma receita de bowl de hambúrguer de tofu e cogumelos, rematada com abacate, grão de bico tostado e palitos de batata-doce. É uma pequena explosão veggie de sabores da autora do “Loveat”.

Se esta combinação já era suficiente para nos chamar a atenção, a bowl é rematada com um molho de manteiga de amendoim que promete dar toda uma outra dimensão à coisa. Na cozinha, de facto, um pouco de inovação é bem-vinda. Tome nota e aproveite para saborear em grupo que esta receita serve quatro pessoas.

Do que precisa

Para a bowl

— 2 hambúrgueres de tofu e cogumelos

— 2 batatas doces laranja

— Uma lata de grão de bico

— Metade de um abacate

— Azeite, q.b.

— Sal e pimenta, q.b.

— Bulgur cozido, q.b.

— Sumo de lima, q.b.

Para o molho de Manteiga de Amendoim

— 120g manteiga de amendoim

— Uma a duas colheres de sopa molho de soja

— Uma a duas colheres dexarope de agave

— Uma colher de chá alho em pó

— Duas a três colheres de sopa de sumo de limão

— 60ml água

Como se faz

Coloque os hambúrgueres de tofu e cogumelos num tabuleiro forrado com papel vegetal, regue com um fio ligeiro de azeite e leve ao forno a 180ºC durante 5 a 8 minutos. Reserve. Num outro tabuleiro forrado com papel vegetal disponha o grão de bico escorrido e lavado e as batatas doces cortadas em palitos. Regue com um fio generoso de azeite, tempere com sal, pimenta e alho em pó e leve ao forno a 180ºC a tostar durante 15 a 20 minutos (mexendo regularmente). O grão de bico poderá ficar pronto antes das batatas, se for o caso retire a meio.

Para o molho de amendoim, junte todos os ingredientes numa taça e envolva bem. Finalmente, para a preparação dos bowls, coloque uma porção de bulgur cozido num prato, adicione os hambúrgueres de tofu e cogumelos cortados em pedaços, os palitos de batata doce, o grão tostado e o abacate às fatias. Finalize com o molho de manteiga de amendoim e com sumo de lima.

Está à procura de mais ideias? Carregue na galeria para conhecer sete receitas de almoços rápidos para fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT