Alimentação Saudável

As bolinhas de atum fit para aproveitar as sobras do frigorifico

Além de barata é uma receita deliciosa e rica em fibra, ou seja, confere saciedade e atrasa a absorção dos açúcares.
São fáceis de fazer.

A inflação continua a fazer subir o preço do cabaz alimentar  — sobretudo agora que a medida do IVA Zero terminou. Por isso, nesta altura, todas os truques para poupar são bem-vindos. Um deles começa na cozinha: aproveitar as sobras de outras refeições para reinventar ou criar receitas.

Costuma dizer-se que o sal é aquele ingrediente indispensável que fica bem com tudo. Algo parecido se poderá dizer da batata-doce — fica bem com frango, peixe ou apenas vegetais. A vantagem desta receita é que é muito rápida de fazer e ótima para os dias em que o tempo ou paciência para cozinhar não abundam. E é também uma forma de aproveitar os legumes que estão esquecidos no frigorífico, assim como atum enlatado que é sempre uma boa opção.

A nutricionista Lilian Barros lançou uma receita de bolinhas de batata-doce e atum que apresenta como “um verdadeiro salva-vidas”. Pode acompanhar com salada, legumes ou uma sopa passada. “O melhor? A receita rende 20 a 30 bolinhas; por isso, pode congelar as que sobrarem e quando quiser consumi-las.”

Do que precisa

— 100 gramas de batata-doce
— 200 gramas de atum em água
— 1 ovo (opcional)
— 1 cebola
— 2 dentes de alho
— espinafres q.b.
— coentros q.b. 
— queijo magro ralado (opcional)
— sal q.b

Como se faz

Coza a batata-doce e triture-a. Junte o ovo e volte a triturar. A seguir, refogue a cebola e o alho num fio de azeite. Junte os espinafres e deixe cozinhar. Adicione o atum bem escorrido e os temperos, deixe apurar durante dois minutos e desligue o lume. Num robô de cozinha, junte a mistura da batata com o salteado e o queijo. Envolva.

Pré-aqueça o forno a 200 graus e forme bolinhas pequenas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno até dourarem.

Carregue na galeria e descubra cinco receitas saudáveis e deliciosas para aproveitar sobras de peixe.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT