Alimentação Saudável

Este é o pão de ló saudável que tem de cozinhar no Natal — sem glúten nem leite

É a receita ideal para quem gosta de fazer sobremesas caseiras e cheias de sabor.
A receita de pão de ló que vai surpreender a família.

No Natal, a maior parte das famílias portuguesas não abdica de ter um pão de ló na mesa. A tradição já é antiga, mas todos os anos chegam às pastelarias e supermercados variações da receita tradicional — umas mais deliciosas do que outras, naturalmente.

A preparação original leva ovos, açúcar, farinha de trigo e fermento e foi criada pelo italiano Giovan Cabona, na segunda metade do século XVIII. Em Portugal, existem variantes: a de Alfeizerão, a de Ovar, a de Guimarães, a de Margaride e ainda a de Arouca. 

O pão de ló que lhe sugerimos é uma das versões atuais mais procuradas na época natalícia por ser mais doce e cremoso do que o tradicional. Esta receita é da autora do blogue “Mamã Paleo” e. além de ser mais saudável que a convencional, não contém glúten nem laticínios. 

Do que precisa

— 8 gemas

— 2 ovos

— 2 colheres de sopa de água

— 2 colheres de sopa de xilitol (pode usar açúcar de coco, de preferência, pulverizado primeiro)

— 4 colheres de sopa de farinha de arroz

— 1 colher de chá de fermento em pó para bolos

— pitada de sal

— 1/2 colher de chá de raspa de limão

— 1 gota de essência de baunilha ou 1/5 de vagem de baunilha

Como se faz

Bata muito bem os ovos e as gemas com o xilitol e a colher de água até duplicarem de tamanho e ficar com uma mistura bem cremosa e espessa. Depois, peneire as farinhas e, junto com os restantes ingredientes, envolva muito bem na mistura dos ovos.

Em seguida, forre uma forma redonda com papel vegetal, verta o preparado e leve ao forno, pré-aquecido a 200.º, durante 10 minutos. O centro não irá cozer praticamente e ficará em creme.

Carregue na galeria e descubra as versões saudáveis de nove doces tradicionais do Natal (para comer sem engordar).

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