Não adianta comprar mil e um cremes, investir em grandes tratamentos de estética ou depositar toda a esperança do mundo num corretor milagroso. Quando as olheiras se instalam, não há grande volta a dar. Embora por vezes possam estar relacionadas com questões de genética ou com falta de descanso, há algumas coisas que pode fazer para evitá-las ou retardar o seu aparecimento — e para isso basta evitar alguns alimentos.
Que o sal em excesso faz mal à saúde, aumenta a tensão arterial e conduz a outros problemas graves já sabíamos, mas imaginava que este ingrediente tão presente em quase tudo o que comemos é também responsável, em parte, pelas olheiras? Pois é, aquelas manchas arroxeadas ou acastanhadas que tanto odiamos podem mesmo ser provocadas por aquele pozinho a mais que deitamos na salada ou nas batatas fritas.
Além das olheiras, o excesso de sal leva ao aparecimento ou aumento da celulite e da retenção de sal. O recomendado é que não se ingira mais de cinco gramas de sal por dia porque o que for consumido a mais deste limite vai ser armazenado nos órgãos e tecidos numa proporção de 20 partes de água para cada parte de sal.
“Isto é o que causa a retenção de líquidos no corpo e o que conhecemos como edemas, que mais não são do que sal e água armazenada que nem os rins nem a pele conseguem eliminar. As consequências também são visíveis no cabelo — o excesso de sal pode provocar queda capilar uma vez que desidrata o couro cabeludo — na pele — que fica mais seca e com as rugas mais marcadas — e no contorno dos olhos — em forma de olheiras e bolsas provocadas pelo edema”, explicou à “Glamour” Paula Rosso, especialista em nutrição do Centro Médico Lajo Plaza.
Outro ingrediente que encontramos um pouco por toda a nossa dieta e que tem também consequências visíveis na saúde e na estética do nosso corpo é o açúcar. Claro que sabemos que demasiado açúcar faz mal, mas nem sempre temos noção do real impacto deste ingrediente.
Não só o açúcar como também os edulcorantes são responsáveis por problemas como o acne, o envelhecimento prematuro da pele ou uma má cicatrização de feridas. Curiosamente, é possível notar melhorias neste aspeto quase instantaneamente apenas deixando de consumir alimentos açucarados.
“O açúcar adere-se às proteínas no sangue, formando novas moléculas, chamadas produtos finais de glicosilação avançada, que danificam o colagénio e a elastina, contribuindo para a flacidez e a formação de rugas.”
No fundo, além de todos os problemas cardíacos ou de diabetes, se não quer sofrer de olheiras, flacidez, rugas prematuras ou queda de cabelo, o melhor mesmo é manter uma alimentação saudável e fugir de tudo o que seja excesso de sal e de açúcar.
Por outro lado, há alimentos que nos deixam mais bonitos. São bons para a pele, cabelo, unhas e ainda nos ajudam a dormir melhor. Carregue na galeria para conhecer alguns deles.