Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Alimentação Saudável

Sabia que alguns alimentos podem ser culpados pelas nossas olheiras?

Os efeitos destes ingredientes podem ir até à queda do cabelo e outros problemas que nem imaginamos.
A solução pode ser mais fácil do que pensa.

Não adianta comprar mil e um cremes, investir em grandes tratamentos de estética ou depositar toda a esperança do mundo num corretor milagroso. Quando as olheiras se instalam, não há grande volta a dar. Embora por vezes possam estar relacionadas com questões de genética ou com falta de descanso, há algumas coisas que pode fazer para evitá-las ou retardar o seu aparecimento — e para isso basta evitar alguns alimentos.

Que o sal em excesso faz mal à saúde, aumenta a tensão arterial e conduz a outros problemas graves já sabíamos, mas imaginava que este ingrediente tão presente em quase tudo o que comemos é também responsável, em parte, pelas olheiras? Pois é, aquelas manchas arroxeadas ou acastanhadas que tanto odiamos podem mesmo ser provocadas por aquele pozinho a mais que deitamos na salada ou nas batatas fritas.

Além das olheiras, o excesso de sal leva ao aparecimento ou aumento da celulite e da retenção de sal. O recomendado é que não se ingira mais de cinco gramas de sal por dia porque o que for consumido a mais deste limite vai ser armazenado nos órgãos e tecidos numa proporção de 20 partes de água para cada parte de sal.

“Isto é o que causa a retenção de líquidos no corpo e o que conhecemos como edemas, que mais não são do que sal e água armazenada que nem os rins nem a pele conseguem eliminar. As consequências também são visíveis no cabelo — o excesso de sal pode provocar queda capilar uma vez que desidrata o couro cabeludo — na pele — que fica mais seca e com as rugas mais marcadas — e no contorno dos olhos — em forma de olheiras e bolsas provocadas pelo edema”, explicou à “Glamour” Paula Rosso, especialista em nutrição do Centro Médico Lajo Plaza.

Outro ingrediente que encontramos um pouco por toda a nossa dieta e que tem também consequências visíveis na saúde e na estética do nosso corpo é o açúcar. Claro que sabemos que demasiado açúcar faz mal, mas nem sempre temos noção do real impacto deste ingrediente.

Não só o açúcar como também os edulcorantes são responsáveis por problemas como o acne, o envelhecimento prematuro da pele ou uma má cicatrização de feridas. Curiosamente, é possível notar melhorias neste aspeto quase instantaneamente apenas deixando de consumir alimentos açucarados.

“O açúcar adere-se às proteínas no sangue, formando novas moléculas, chamadas produtos finais de glicosilação avançada, que danificam o colagénio e a elastina, contribuindo para a flacidez e a formação de rugas.”

No fundo, além de todos os problemas cardíacos ou de diabetes, se não quer sofrer de olheiras, flacidez, rugas prematuras ou queda de cabelo, o melhor mesmo é manter uma alimentação saudável e fugir de tudo o que seja excesso de sal e de açúcar.

Por outro lado, há alimentos que nos deixam mais bonitos. São bons para a pele, cabelo, unhas e ainda nos ajudam a dormir melhor. Carregue na galeria para conhecer alguns deles.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT