O coelho é uma carne subvalorizada em Portugal. Um bife de vaca ou uma perna de frango até podem ser considerados mais apetitosos por muitos, mas a verdade é que esta proteína animal é das mais saudáveis que podemos comer, sendo muitas vezes comparada à das aves (em termos nutricionais).
“No que diz respeito à carne, quando se fala de carnes magras ou brancas geralmente pensamos apenas no frango, e muitas vezes nem nos lembramos que existem outras tão ou mais saudáveis, como é o caso da de coelho”, explica a dietista Bárbara de Almeida Araújo.
O teor gordura é baixo e a percentagem de proteína é alta. Além disso, “destacam-se as vitaminas do complexo B, principalmente a Niacina (ou B3), B6 e B12”. E é também uma grande fonte de potássio e fósforo. “Pelo facto de ter um baixo teor de fibras de colagénio e pouca gordura, é muito macia e de fácil digestão”, acrescenta.
Tal como todas as carnes, também a de coelho é bastante versátil, e pode ser preparada de várias maneiras: estufada, assada, guisada, entre outros. Uma das receitas mais conhecidas e tradicionais da gastronomia portuguesa é a de Coelho à Caçador —exatamente a que NiT escolheu.
O modo de preparação que se segue foi criado por Teresa Abreu, do blogue (e página de Instagram) “Healthy Bites”, que o descreve como “uma viagem à infância”. “Dizia normalmente que era o meu prato preferido, lutava pelo pódio com o Frango de Churrasco da minha avó”, lê-se no blog.
É um prato delicioso e que pode comer sem culpa. E tem outro factor positivo: não demora muito a confecionar.
Do que precisa
— 1 coelho partido em pedaços
— 2 cebolas roxas
— 2 folhas de louro
— 4 dentes de alho
— 1 fio de azeite
— 1 raminho de salsa
— 1 raminho de coentros
— Vinho tinto q.b.
— 1 colher de sopa de massa de pimentão (caseira ou não)
— 1 colher de chá de gengibre em pó
— Sal q.b.
— 1 colher de chá de noz moscada
— Rodelas de chouriço q.b. (opcional)
Como se faz
Comece por colocar o louro, um fio (generoso) de azeite e as cebolas cortadas em meia lua num tacho. Deixe cozinhar em lume médio até a cebola ficar translúcida. De seguida, acrescente os dentes de alho laminados e o chouriço (caso queira) e refoge mais dois ou três minutos.
Junte o coelho e tempere com sal, gengibre, noz moscada, massa de pimentão, salsa e coentros. Mexa e tape para transpirar, durante cinco a sete minutos. Agora, coloque o vinho tinto sem cobrir totalmente o coelho e aumente o lume até começar a ferver.
Quando levantar fervura, baixe o fogão para médio. O coelho coze durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando.
A autora desta receita recomenda que o sirva imediatamente, acompanhado por chips de mandioca, para ser uma versão ainda mais saudável.
Carregue na galeria para descobrir outras receitas saudáveis onde o coelho é o elemento principal.