Alimentação Saudável

Sabia que pode (e deve) usar o pólen na alimentação?

Afinal, ele não serve só para nos fazer espirrar — tem imensos benefícios para a saúde. A nutricionista Filipa Morgado explica à NiT quais são.

A dose diária deve ser de 5 gramas, no máximo.

A primavera é um momento feliz: cor nas árvores, céu limpo, dias mais longos e mais quentes, e muito sol. Agora a parte má — lá vêm as malditas alergias provocadas pelo pólen que anda no ar e que nos trama a vida. Mas alergias à parte, o pólen não é nenhum monstro. Na verdade, pode ser bastante benéfico para a saúde.

“O pólen, recolhido das flores pelas abelhas e processados por elas de forma a ser transportado e transformado em mel, é um alimento bastante rico”, conta à NiT a nutricionista Filipa Morgado.

Aliás, é um dos alimentos mais ricos em proteína. 100 gramas de pólen podem conter entre 15 a 30 por cento deste macronutriente. De acordo com a especialista, para além de ser um alimento rico em aminoácidos livres, é o único que agrupa todos os que são essenciais para o organismo.

Mas há mais: o pólen também é uma ótima fonte de vitaminas A, do complexo B (exceto a B12), C, D e E, minerais e enzimas e coenzimas importantes na digestão.

“No entanto, o valor energético do pólen é elevado, uma vez que 100 gramas contêm 260 calorias”. Por isso, a dose diária ideal é de cinco gramas.

Entre potenciar a energia, regular o sistema imunitário, proteger o sistema cardiovascular, melhorar o funcionamento do sistema digestivo ou ajudar a controlar o sistema hormonal e no tratamento de inflamações cutâneas, os benefícios do pólen são imensos.

Contudo, isto não é regra geral, uma vez que pessoas com doenças respiratórias alérgicas, como rinite, conjuntivite ou asma, não devem entrar em contacto com o pólen, seja por via respiratória ou digestiva. De acordo com a médica Sofia Campina, especialista de Immunoalergologia no Hospital da Luz de Oeiras, para fazê-lo é preciso estar informado da alergia concreta que tem e pedir aconselhamento junto de um especialista. Caso contrário, a reação alérgica até pode ser mais grave.

Pode encontrar pólen em granulado à venda em Portugal.

Como é que ingere este alimento diariamente? Pode tomá-lo sozinho (uma colher de chá de manhã e à noite) ou misturado com leite, batidos, iogurtes e sumos de fruta, segundo Filipa Morgado.

Nas lojas Celeiro, pode encontrar o pólen granulado de flores à venda desde 8,99€ (230 gramas).

Para começar, pode experimentar a receita de batido de banana e manga com pólen.

Ingredientes:

— Uma banana;
— Uma manga;
— Uma chávena de leite de arroz ou de cânhamo;
— Uma colher de chá de pólen.

Modo de preparação:

Coloque todos os ingredientes numa liquificadora, bata e está pronto para beber.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT