Quando pensamos em pipocas, das duas uma: ou imaginamos logo um balde de tamanho XXL comprado com o bilhete de um filme, ou uma tarde de domingo passada no sofá a ver filmes e séries na televisão. Ambas são problemáticas: tanto as versões que encontramos à venda nas salas de cinema, como as dos supermercados têm demasiado açúcar adicionado. E não são propriamente amigas da dieta. A boa notícia é que existem umas versões saudáveis e igualmente crocantes.
Caramelo, Coco e Baunilha, Sal Rosa dos Himalaias, Wasabi e Piri-piri são os sabores disponíveis dos Karma Bites, que são a mais recente novidade do espaço Food Lab do Continente. Segundo a retalhista, podem ser consumidos de várias formas: “Como uma alternativa às tradicionais pipocas, como snack para levar na mala, ou ainda incorporados em receitas, como um topping crocante”.
Estes snacks — que já são um loucura no estrangeiro — são feito a partir do lótus, uma planta aquática, onde quase todos os seus constituintes com propriedades funcionais são utilizados há muitos anos, sobretudo nas medicinas tradicionais chinesa e indiana (Ayurveda). Estas esferas trufadas são produzidas a partir da desidratação lenta das sementes de lótus, que são depois torradas e temperadas.

Por cada 25 gramas — a quantidade de uma embalagem — este snack tem 17,5 gramas de hidratos de carbono (dos quais 10,8 de açúcares naturalmente presentes), 5 gramas de gordura, 2,3 gramas de proteína e 100 calorias. São apresentados como uma alternativa às pipocas convencionais e a retalhista prevê que se tornem um sucesso junto dos consumidores. “Temos prevista a venda de mais de 7 mil unidades durante os primeiros seis meses do ano”, refere o Continente.
Cada saco de Karma Bites custa 1,35€ e estão disponíveis em 10 hipermercados Continente: nas Antas, em Matosinhos, no Colombo, no Gaia Shopping, no Gaia Jardim, em Telheiras, Oeiras, no Vasco da Gama, em Cascais e no Coimbra Shopping.