Alimentação Saudável

Se está em processo de perda de peso, não precisa de substituir azeite por óleo de coco

Esta é uma das muitas trocas entre alimentos que não valem, de todo, a pena. Quem o afirma é a nutricionista Joana Pinho.
Atenção a certos alimentos ditos saudáveis.

A procura incessante por um estilo de vida saudável e a quantidade de informação pouco fundamentada que circula pelas redes sociais ou através do passa palavra nem sempre ajudam a tomar as melhores decisões no que à alimentação diz respeito. Muitas vezes as escolhas menos acertadas têm a ver com as famosas listas de alimentos bons e maus. Os que devemos excluir e aqueles que os podem substituir. Porém, estas trocas nem sempre são o que parecem.

Quando queremos emagrecer todos os pormenores contam — definimos refeições para toda a semana, tentamos comer de três em três horas e contamos calorias. No entanto, há um erro que quase todas as pessoas cometem: confiar nos produtos processados que são anunciados como saudáveis.

Quantas vezes já ouviu que o óleo de coco é que é a melhor gordura para cozinhar, porque é a mais saudável e a que “engorda menos”? A comparação entre a batata normal e a batata doce, sendo esta supostamente melhor, também é muito comum. No entanto, a ideia de que este tubérculo tão apreciado no nosso País engorda é um dos maiores mitos da nutrição. Rica em vitamina C e fonte de várias vitaminas do complexo B, não só não engorda, como tem “inúmeros benefícios para a saúde”. A batata doce, por sua vez, é mais calórica, mas tem outras características igualmente benéficas. “O objetivo neste caso não é promover o consumo de uma em detrimento da outra, apenas mostrar que ambas são interessantes”, explica a nutricionista Joana Pinho. E continua: “Aqui não temos nenhum vilão, apenas devemos fazer escolhas conscientes”.

Com tantas opiniões e mitos é normal que chegue ao supermercado e fique confuso na hora de escolher os melhores alimentos a colocar no carrinho. Não desespere. A pedido da NiT, a nutricionista Joana Pinho criou uma lista de trocas que não valem a pena fazer, porque muitas vezes, os produtos ditos saudáveis ou menos calóricos, acabam por ter o efeito contrário ao desejado. Spoiler alert: as bolachas de milho com chocolate que poderá pensar que são mais saudáveis que as bolachas normais, são uma delas.

Carregue na galeria para conhecer as substituições que não precisa fazer para manter uma alimentação saudável.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT