Alimentação Saudável

Se quer mesmo perder peso e eliminar o açúcar do sangue, pare de ignorar este fruto

Aparece em quase todos os planos alimentares da maioria das dietas e todos os dias são inventadas novas receitas com ele.
Pode ser consumido em várias formas.

Certamente que já está farto de ouvir falar neste fruto, embora seja provável que o tenha confundido com um legume. Aparece em quase todas as dietas e todos os dias são inventadas águas aromatizadas com ele, ou receitas milagrosas. Porém, poucos sabem quais são os seus verdadeiros benefícios para a saúde.

A beringela é muitas vezes mencionada nos planos de perda de peso, mas muitos poucos adoram. Porém, o problema pode estar na forma como é encarada. Como não tem um sabor muito forte pode ser incluída em várias receitas, nas mais variadas formas. Pizzas — sim leu bem —, recheadas, salteada com outros legumes ou mesmo em lasanhas. Talvez esteja na hora de lhe dar uma oportunidade.

Além da versatilidade ganha um grande papel de destaque devido ao seu valor nutricional. É um dos frutos com mais benefícios para organismo. “Pode ser um bom aliado para a nossa saúde e até ajudar no processo de perda de peso”, garante a nutricoach Sónia Marcelo. Uma das principais razões é o facto de ser pouco calórico. Para sermos mais precisos, são 25 calorias por cada 100 gramas.

Do grupo dos pimentos, este fruto é rico em antioxidantes, como os flavonoides, a vitamina C e a nasunin. Estes estão presentes na na casca da beringela e têm um papel importante no organismo porque previne o desenvolvimento de doenças do coração e diminui os níveis de colesterol — um dos indicadores que assombram a população portuguesa.

E não se fica por aqui. “Por ter boas quantidades de fibras, a beringela também ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, controlando e prevenindo a diabetes”, explica a especialista em nutrição.

Ao estimular as bactérias do intestino, as defesas do nosso corpo também são reforçadas, já que 60 por cento das imunoglobulinas estão nele. E mais: os ácidos resultantes da digestão das fibras impedem que bactérias más do intestino se transportem para a corrente sanguínea, evitando que elas sejam capazes de infetar o corpo todo.

De modo a manter uma dieta nutritiva e equilibrada, este fruto é apenas uma das muitas opções que devem ser incluídas, regularmente, na alimentação. A batata, por exemplo, é útil para quem pretende eliminar o açúcar do sangue de forma natural e saudável. Já o alho francês pode ser um importante aliado para os que desejam preservar uma aparência mais jovem e cuidada.

Caso o problema sejam as digestões difíceis, aposte nas ervilhas. Se for o sono que lhe causa dores de cabeça, os kiwis e as cerejas talvez ajudem. Enquanto isso, os filetes de pescada são importantes aliados para evitar a sensação de fadiga.

Se ainda acredita que a beringela é um fruto sem piada, carregue na galeria para descobrir algumas receitas saudáveis e saborosas que o vão fazer mudar de ideias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT