Alimentação Saudável

Segredo bem guardado. O “novo queijo da moda” custa menos de 1€ no Aldi

Tem um alto teor proteico e um baixo valor calórico e de gordura, sendo ideal para quem está a tentar perder peso.
É uma boa opção para quem treina.

Por mais que se aprecie queijo fresco, é sabido que as embalagens em que normalmente é vendido não são as mais práticas. O que acaba por acontecer é que, se não for consumido de uma só vez, não há forma de o conservar e, infelizmente, acaba por se estragar.

O ideal seria comprá-lo num recipiente se onde se pode retirar a quantidade quer se consumir e guardar a restante. É isto que acontece no caso do queijo fresco cottage granulado do Aldi. O lacticínio invadiu vários grupos de Facebook onde se partilham dicas de compras de supermercado — e a popularidade que ganhou graças ao passa-palavra não é difícil de explicar.

“O cottage parece ser considerado o novo queijo da moda: é fresco, tem um sabor suave e que pode ser levemente ácido. Além disso, apresenta uma textura característica grumosa, que resulta do seu processo de produção. A fabricação implica a acidificação e consequente coagulação da proteína do leite (caseína), que posteriormente dá origem aos grumos pelos quais esta opção é famosa,” começa por explicar à NiT Joana Bernardo, nutricionista na clínica Fisiogaspar.

Cada embalagem tem 200 gramas.

No caso do queijo fresco granulado do Aldi, 100 gramas têm cerca de 103 calorias, 2,7 gramas de hidratos de carbono, 0,6 gramas de sal, e 12,2 gramas de proteína. Cada embalagem tem 200 gramas, custa 0,89€ — e está à venda em todos os supermercados da cadeia alemã. “Este lacticínio é mais uma alternativa saudável, quando incluída numa dieta completa, variada e equilibrada”, sublinha nutricionista.

“Este queijo também contém minerais como o cálcio e o fósforo, que estão associados à promoção da saúde óssea, bem como vitaminas do complexo B, como a B12. Importa ainda referir que apresenta um baixo teor de gordura, quando comparado com outros queijos como ricota ou quark (com uma média de 11gramas de gordura por cada 100 gramas)” e, por isso, é um bom aliado na perda de peso.

O seu consumo pode ser feito de diversas formas, o que o torna um alimento bastante flexível e fácil de introduzir em qualquer plano alimentar. Pode ser barrado em pão integral ou de sementes, tostas integrais ou tortilhas de milho e arroz, sugere a nutricionista.

“Também o pode adicionar a saladas frias, como fonte de proteína, utilizar num lanche misturado com uma porção de fruta, preparar uma papa com fruta em puré e flocos de aveia e até fazer umas panquecas.”

Caso queira experimentar a última opção, saiba que precisa de duas colheres de sopa de queijo cottage, três colheres de sopa de flocos de aveia, um quarto de uma colher de chá de fermento em pó e um ovo.

O modo de preparação é simples: basta misturar todos os ingredientes com a varinha mágica, no liquidificador ou apenas com um garfo. A seguir, coloque uma pequena concha do preparado numa frigideira antiaderente e deixe cozinhar um pouco. Quando estiver a fazer bolhas na superfície, está pronto para virar e cozinhar do outro lado.

Carregue na galeria para descobrir outros queijos que pode comer sem culpa (com moderação).

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