Alimentação Saudável

Sem Espiga: a cafetaria onde não há trigo, açúcar e glúten

Têm menus de almoço, vendem bolos de aniversário para todas as idades e se quiser também lhe levam o jantar a casa. Conheça este espaço 100 por cento saudável.

Ser verdadeiramente saudável e resistir aos doces pode ser tão complicado como resolver os cubos mágicos com os quais brincávamos quando éramos crianças. Até agora: o Sem Espiga — onde os produtos são sem trigo, sem açúcar, sem gorduras hidrogenadas, sem glúten e sem latícinios, pode ser a solução pela qual tanto anseia.

Fica em Lisboa, no número 14 da Rua José Carlos dos Santos. No Sem Espiga não precisa de resistir às tentações, visto que “os únicos adoçantes usados são a fruta, o chocolate com mais de 70 por cento de cacau e, em alguns caso, o mel”, conta à NiT a gerente do espaço Rita Sanda.

O espaço foi o resultado do amor de duas amigas pelo desporto e pela alimentação saudável e equilibrada. A dona, Alexandra Silva, 29 anos, é formada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, e Rita Sandá, 33 anos, tirou o curso de Assistente de Produção e Organização de Eventos na ETIC. Ambas trabalhavam nas áreas de formação até há dois anos, o momento em que começaram a fazer alguns doces e refeições para amigos por diversão, tentando evitar o trigo e o açúcar.

“Por exemplo, se houvesse um aniversário nós sugeríamos fazer o bolo ou oferecíamos uma sobremesa. E nem mencionávamos que os doces não tinham açúcar. As pessoas não reparavam e gostavam imenso”, explica a gerente.

Em 2015, começaram por aceitar encomendas online a partir do Facebook. “Nessa altura, as pessoas aderiram de imediato ao nosso conceito”, relembra Rita. Depois, as duas sócias e amigas abriram um espaço físico no interior do Centro pré e pós parto. “Os responsáveis pela clínica e nossos amigos, a Tatiana e o Miguel, seguiam o nosso trabalho e sugeriram um espaço que não estava a ser usado”. Como o conceito de alimentação praticado pelo Sem Espiga era idêntico àquele que a clínica adotou, a parceria combinou na perfeição.

“Naturalmente, acabámos por ter como público as grávidas, as recém mamãs e até mesmo os bebés. E acabámos por explorar a área das festas de aniversário para crianças”, explica a gerente da cafetaria. Os preços das festas variam entre os 4,80€ e os 7,90€ por pessoa, e podem ter como tema o Mogli, o Tio Patinhas ou piratas.

No início de janeiro deste ano, Alexandra e Rita compraram e remodelaram o espaço, visto que só vendiam para fora e queriam ir mais além. Agora já pode sentar-se e tomar a refeição no local.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua José Carlos dos Santos, nº14
    1700-257 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Segunda à Sexta: 11:00 às 15:00
  • Fim de Semana: Encerrado

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT