Alimentação Saudável

Skyramissu: a versão saudável e mais proteica do famoso doce italiano

Se é fã da receita original, esta é ideal para si. A troca do mascarpone pelo skyr torna-o muito menos calórico sem perder sabor.
A versão original é uma bomba calórica.

O tiramisu é uma sobremesa transalpina que cruzou fronteiras e conquistou o mundo. Portugal não foi exceção. Apesar de ser um doce importado, a nossa paixão por esta iguaria já o tornou num marco da restauração nacional.

Estima-se que a receita original tenha surgido em Itália nos finais do século XVI. A sua criação foi influenciada pela visita do Duque da Toscânia a Siena. Os pasteleiros da cidade puseram mãos à obra e recorreram aos ingredientes mais nobres (queijo mascarpone, café e chocolate) para prepararem uma sobremesa digna da realeza. A forma de a preparar pouco se alterou desde então.

Apesar de muito apreciado, o tiramisu tem um defeito de peso. O açúcar misturado com o queijo mascarpone e leite condensado fazem desta sobremesa uma pequena bomba calórica. O que significa que é o maior inimigo de quem está a tentar perder peso. Porém, existem alternativas. A tendência de juntar proteína aos iogurtes, aos pudins e até à gelatina já chegou aos doces. Para este caso foi utilizado o famoso iogurte proteico skyr.

O skyramissu chega como uma fusão inovadora da gastronomia italiana à tradição islandesa. Com a consistência de um iogurte grego (mas classificado como um queijo de leite azedo fresco), o skyr faz parte da cozinha islandesa há séculos. Nos últimos anos conquistou um lugar de destaque no mundo da alimentação fit pelo seu impressionante valor nutricional. É pobre em calorias, gordura e hidratos de carbono, mas rico em proteínas, vitaminas e minerais.

Do que precisa

— 4 ovos
— 100 mililitros de adoçante líquido
— 150 gramas de skyr natural
— 200 gramas de palitos La Reine (sem açúcar)
— 1 café forte
— 50 gramas de cacau magro em pó

Como se faz

Comece por separar as gemas das claras. Coloque-as em taças separadas. Depois junte o adoçante às gemas e bata até obter uma mistura homogénea. Adicione o skyr e envolva. Deixe repousar enquanto bate as claras em castelo. Adicione-as ao preparado anterior e envolva com cuidado.

Depois comece a molhar os palitos de La Reine no café. Num recipiente, coloque uma primeira camada de bolachas embebidas e depois, por cima, coloque uma camada do creme que fez anteriormente. Crie camadas alternadas e finalize salpicando cacau em pó por cima.

Sabe quais são as diferenças entre o skyr e o iogurte grego natural? Carregue na galeria para as descobrir.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT