Alimentação Saudável

Só precisa de 10 minutos para fazer este bolo de banana e espelta

É doce, com uma textura ligeiramente húmida e absolutamente delicioso.
Pode juntar passas ou manteiga de amendoim.

Quando o objetivo é fazer um bolo mais saudável, substituir a farinha de trigo pela de espelta é uma opção. É rica em fibra, manganês, fósforo, niacina, zinco e ferro. Além disso, o seu sabor é mais adocicado, tem um índice glicémico mais baixo e menor teor de glúten que o trigo comum.

A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, incluiu este tipo de farinha num bolo de banana. “Ficou doce e a textura ligeiramente húmida”, diz à NiT.

O resultado final.

Para que o bolo dure mais tempo, pode guardar numa caixa hermética e conservar no frigorífico. Segundo a especialista, é uma boa opção para o lanche mas também para sobremesa.

Do que precisa

 — Quatro ovos;
— 25 gramas de açúcar de coco;
— Uma banana esmagada;
— 100 gramas de queijo quark;
— 20 mililitros de azeite;
— 180 gramas de farinha de espelta;
— Uma colher de café de fermento.

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Numa tigela misture os ovos, o açúcar de coco, o queijo quark e o azeite. Junte a banana esmagada. Por fim, adicione a farinha e o fermento. Misture bem.

Verta a mistura para uma forma e levar ao forno, aquecido a 180º graus, durante cerca de 30 a 40 minutos. “Juntei ainda passas, mas se preferirem podem colocar pepitas de chocolate”, revela a nutricionista.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas saudáveis e deliciosas com banana, desde bolos a queques e brigadeiros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT