Alimentação Saudável

Só precisa de 15 minutos para preparar este bolo de laranja sem açúcar

A receita sugerida pela nutricionista Maria Gama é perfeita para acompanhar um chá ou café.
Foto ilustrativa.

Tem 62 calorias por 100 gramas e é uma boa fonte de vitamina, caroteno, potássio e magnésio. Além disso, o seu sabor não deixa ninguém indiferente. É por isso que a laranja é a rainha das frutas e faz parte de pequenos-almoços, lanches, refeições principais e claro, sobremesas.

Sobre esta última categoria, que tal fazer um bolo de laranja? Em vez da receita tradicional, pode experimentar uma versão sem açúcar adicionado e que leva farinhas de arroz e aveia.

Fica uma delícia.

A proposta é da nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”, que surge de uma adaptação de Ana S. Guerreiro, autora do “Mamã Paleo”, que também é um blogue NiT. Tome nota. 

Do que precisa

— Quatro ovos;
— 100 mililitros de claras;
— Uma laranja e respetiva raspa;
— 60 gramas de farinha de arroz;
— 40 gramas de farinha de aveia;
— Três colheres de sopa de azeite;
— Uma colher de sobremesa de mel;
— Uma colher de chá de fermento para bolos;
— Uma gota de essência de baunilha (opcional).

Como se faz 

Comece por bater as claras em castelo (as claras dos ovos juntamente com os 100 mililitros de claras pasteurizadas). Junte todos os outros ingredientes num processador de alimentos e triture até ficar uma mistura homogénea.

Junte as claras ao preparado anterior calmamente e envolva bem. Leve ao forno, pré-aquecido a 190 graus, durante cerca de 25 minutos.

Carregue na galeria para descobrir outras dez receitas de bolos saudáveis e deliciosos para experimentar em casa.

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