Alimentação Saudável

Só precisa de 5 ingredientes para fazer pão saudável em casa

A receita da nutricionista Ana Bravo promete conquistar toda a família.
Tome nota de tudo o que precisa.

“Fazer pão é uma arte”, garante a nutricionista Ana Bravo. É que este alimento feito com  ingredientes simples — farinha e água — torna-se rapidamente num produto essencial e variável. Há versões mais saudáveis do que outras e a especialista tem uma para partilhar.

É um pão (ou, se preferir, um conjunto de mini pães) de trigo sarraceno e aveia. No entanto, pode usar apenas o trigo ou substituir a aveia por outros cereais, como grão ou quinoa. Bónus: esta massa também serve para panquecas.

O resultado da nutricionista.

Para fermentar cereais é preciso demolhá-los em água sem cloro, já que este mata os microorganismos responsáveis pelo processo”, explica a autora do blogue “Nutrição com Coração”.

Do que precisa

— 200 gramas de trigo sarraceno;
— 100 gramas de aveia em grão;
— Água (q.b.);
— Uma colher de café de sal;
— Sementes (q.b.).

Como se faz

Lave e deixe de molho o trigo sarraceno e os grãos de aveia durante a noite (ou 12 horas). Escorra muito bem.

Bata no liquidificador com 200 mililitros de água e sal — se a massa estiver demasiado dura, adicione um pouco mais de água. Deixe fermentar durante 24 horas (a temperatura ambiente estava entre 18 e 20 graus).

Em seguida, unte uma forma ou formas pequenas com azeite (pode polvilhar com sementes de papoila ou de sésamo), deixe levedar mais uma ou duas horas e cozinhe no forno a 180 graus, durante cerca de 20 minutos.

“Este pão pode ficar frágil, deixe arrefecer um pouco na forma antes de retirar”, recomenda a nutricionista.

Se aquilo que procura são versões saudáveis de sobremesas, carregue na galeria para descobrir 13 receitas até cinco ingredientes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT