Alimentação Saudável

Sobremesas saudáveis e baratas para experimentar em casa

Têm apenas dois a quatro ingredientes e são amigas do corpo e da carteira. As receitas foram sugeridas pela nutricionista Rita Rocha Macedo, autora do livro "A Dieta Prática".

Levar uma dieta até ao fim, ou até mesmo iniciá-la, pode ser mais difícil do que parece. É necessário preparar as refeições e snacks com antecedência, planear as listas de compras e conseguir a motivação certa. Sim, também é preciso algum investimento, uma vez que os produtos saudáveis podem não ser assim tão baratos. Mas, na verdade, o segredo está na procura e na organização.

O livro “A Dieta Prática” reúne tudo o que pode tornar uma dieta eficaz, uma vez que é fácil e simples. O objetivo é que se perca peso “sem perder a cabeça”, até porque há dias que parecem não ter fim.

A autora Rita Rocha Macedo pensou em tudo: não apenas no regime alimentar, mas também em conseguir refeições equilibradas, variadas e fáceis de adotar. No fundo, que não sejam impossíveis e que não tenham modos de preparação de 30 minutos.

É licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Saúde Egas Moniz e também tem formação em Nutrição e Engenharia Alimentar. Rita começou por trabalhar como nutricionista em clínicas, ginásios e centros de estética, enquanto também ajudava empresas no controlo de qualidade das refeições. No entanto, em 2014 focou-se apenas na nutrição.

Tal como muitos portugueses, a nutricionista sentiu a crise e percebeu também o receio das pessoas nas consultas. “As pessoas pensavam que não conseguiam fazer a dieta porque não tinham dinheiro para gastar nos produtos da moda, como as sementes e os frutos secos”, conta à NiT.

Rita Rocha Macedo acabou por criar uma página de Facebook, a “Dieta da Crise“, para ajudar todos aqueles que queriam fazer uma dieta saudável e barata. “Dava dicas, sugestões de receitas e até dizia as pessoas onde havia as promoções mais baratas”.

Enquanto numa consulta a nutricionista só conseguia acompanhar quem a procurava de 15 em 15 dias, na internet “estava à distância de um clique”.

O sucesso da página foi tão imediato que a autora de “A Dieta Prática”, da Editora Planeta, criou um grupo de dieta todos os meses. “É um grupo de 15 pessoas em que tento controlar mais de perto o problema de cada pessoa, partilhamos receitas e até há um diário alimentar para nos motivarmos umas às outras”, diz Rita. E à sexta-feira existia sempre uma partilha da perda de peso.

Para a nutricionista, a motivação é a palavra chave desta dieta. “Antes de pensarmos em comer um hambúrguer vamos lembrar-nos da partilha das refeições no fim da semana com o resto do grupo”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT