Alimentação Saudável

A surpreendente (e saudável) receita de empadão sem arroz ou batata

Não é bem empadão mas também não é propriamente uma quiche. Uma criação de Luísa Fortes da Cunha.
Vai querer experimentar.

Quando pensamos em empadão, imaginamos um tipo de comida de conforto, quente e saciante, mas não sendo propriamente a mais leve das opções. Mas há mudanças que se podem fazer e manter o mesmo sentimento de comfort food.

É o que acontece com a curiosa proposta de Luísa Fortes da Cunha, criadora da página “My Casual Brunch”, que nos tem dado uma coleção muito interessante de receitas. Desta vez, temos aquilo a que a própria chama de “falso” empadão.

A autora explica que esta receita de empadão não tem camadas de arroz, nem de batata. Para o descrever, explica que se trata de “um misto de empadão e quiche”. Dá para aproveitar com pedaços de frango que tenham sobrado ou experimentar com atum, por exemplo.

Do que precisa

— 5 ovos
— Uma curgete pequena
— 3 colheres de sopa de queijo ricotta
— Uma colher de sopa de farinha de aveia
— Uma colher de café de fermento em pó
— Pedaços de peru, frango ou atum (desfiados)

Como se faz

Comece por ralar a curgete, depois coloque-a num pano e esprema para retirar o excesso de água. Numa taça, bata os ovos, junte o queijo ricotta e depois a curgete. Tempere com sal e pimenta a gosto (sem abusar do sal). Junte a farinha de aveia e depois o fermento. “Num pirex não muito grande deite metade do preparado de ovos e curgete”, sugere ainda a autora. A seguir coloque uma camada da proteína (peixe ou carne branca que tenha sobrado de uma refeição) bem desfiados. Por fim junte a outra metade do preparado de ovos e polvilhe com queijo ralado. Pré-aqueça o forno aquecido a 180° e deixe cozinhar durante 25 a 30 minutos.

À procura de outras opções? Carregue na galeria para tomar nota das 13 refeições saudáveis e fáceis, com menos de sete ingredientes, para fazer em casa.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT