Há três anos, e com mais 20 quilos, Diogo Valente (mais conhecido como o rapper D8) perdeu uma aposta e foi obrigado a entrar para um ginásio. Esta viria a ser a decisão que mudou a sua vida. Diogo e Tiago tornaram-se rapidamente amigos na sala de musculação e a amizade passou para o mundo dos negócios. Juntos, chegaram a organizar o maior evento de vida saudável em Portugal, o “Health Market Cascais”. Mas com a chegada da pandemia, um novo projeto começou a ser pensado — e assim nasceu a Swee.
Diogo Valente, 24 anos, formado em comunicação, e Tiago Rebelo, 22 nos, formado em gestão, criaram uma empresa que vem “preencher uma falha do mercado com uma opção de gelado vegan, saudável e, acima de tudo, acessível”, explica Diogo à NiT.
Segundo o responsável, o projeto começou a ser pensado em julho de 2020, mas só em julho deste ano é que a marca foi lançada no mercado. “Durante o primeiro ano desenvolvemos as receitas, a imagem, a marca e o posicionamento. As receitas foram desenvolvidas por nós, em colaboração com pasteleiros, técnicos e engenheiros alimentares, até chegarmos ao produto final que temos hoje”. A Swee tem disponíveis dois sabores de gelado: Tasty Caramel with Brownie Chunks e Chocolate Cake with Brownie Chunks.
Mas como é que em apenas três meses, o produto conseguiu chegar a tantas pessoas? “Nós temos noção que o nosso produto vai muito ao encontro daquilo que são as tendências atuais daquilo que os supermercados e retalhistas estão à procura”, confessa. Neste momento, os gelados Swee podem ser encontrados nos Meu Super EUA, Av. Gomes Pereira (Benfica), Fanqueiros, Alecrim e Cascais e ainda nos Intermarché Ericeira, Mafra, Malveira, Arcozelo, Cantanhede e Mortágua.
Além de, por si só, já ser um produto apelativo, os media e a indústria do entretenimento têm tido um papel muito relevante na promoção de um estilo de vida mais saudável, mais vegetal e mais amigo do ambiente. No entanto, estes produtos não são para uso exclusivo de pessoas que pratiquem uma alimentação vegana ou vegetariana. E quem não prefere comprar um produto que na embalagem diz em letras garrafais: menos 90 por cento de açucares? “Este tem sido um ponto fulcral no nosso crescimento, relativamente à concorrência, porque atrai pessoas de todas as idades que acabam por experimentar, gostar e voltar a comprar”, explica Diogo Valente.
Os gelados da Swee atingiram rapidamente o primeiro lugar na categoria Gelados e Sobremesas da Uber Eats. Diogo diz que não sabe como é que isso aconteceu: “Nós abrimos o primeiro ponto de venda da Uber Eats porque sentimos necessidade de estar mais próximos do consumidor, de ter contacto com ele e conseguir ouvir o seu feedback. Entretanto, já abrimos mais seis e tem sido um sucesso”.

Apesar de o público alvo da Swee ser, marcadamente, feminino, entre os 20 e os 40 anos, os homens também têm uma preocupação crescente com a sua alimentação e com o meio ambiente. No entanto, Diogo explica que a imagem da marca foi pensada para agradar às jovens mulheres que fazem scroll pelo Instagram e que acabam por seguir a página e experimentar os produtos pela sua imagem e pelo facto de terem menos açucares e menos calorias.
Mas se em três meses os gelados da Swee já foram um sucesso, o que podemos esperar dos pasteis de nata vegan? A fasquia está elevada. Os novos pasteis de nata vão ser lançados em novembro, mas Diogo conta que este foi um passo natural a seguir na marca, porque ele próprio é o maior fã desta receita. “Quisemos pegar no doce mais tradicional português e dar-lhe uma roupagem nova, mais atual e mais ao encontro das necessidades de quem são os novos portugueses, a geração dos 20, 30 e 40 anos”, explica. “E isso passa por torná-lo numa solução mais saudável e mais inclusivo”.
Como é que se torna um pastel de nata num produto vegan? “Existem três ingredientes muito associados ao pastel de nata: o leite, os ovos e a manteiga. O que fizemos foi substituí-los por opções vegetais como a farinha de grão de bico, bebida e margarina vegetal. Tornando um pastel com 27gr de açúcar em apenas 0,5 gramas”.
O novo produto da Swee vai ser vendido na zona das sobremesas congeladas nos supermercados Intermarché, Meu Super, Spar e Getir, onde a marca já está presente. Podem ser comprados num pack de quatro unidades e bastam seis minutos do forno a 220ºC para os poder servir.
Sobre o futuro da Swee, Diogo responde de imediato: “Dois novos sabores de gelados de copo e um novo gelado de pauzinho”.