Alimentação Saudável

A tarte de framboesa e creme de leite que vai querer provar (sem açúcar nem glúten)

Esta é daquelas receitas em que é importante seguir os passos com cuidado para não estragar a base.
Uma criação de Sandra Nereu.

Da Roma Antiga à Inglaterra da Idade Média, as tartes há muito que fazem parte da gastronomia, embora as primeiras receitas que se tivessem popularizado e feito história fossem muitas vezes salgadas e com carnes.

É, no entanto, uma proposta bem mais doce a que nos traz até aqui, cortesia de uma receita criada por Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha dos Sabores”, que há muito se dedica a receitas saudáveis.

Uma das suas apostas favoritas é a tarte de framboesas em creme de leite, uma criação que no passado até correu mal (não pelo sabor ou lado fit mas porque a consistência não permitiu tirar uma fatia em condições). Tal já foi corrigido com as dicas certas para se tentar fazer lá por casa.

Do que precisa

Para a base:

— 180g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)

— 80g de farinha de amêndoa

— Um ovo

— Quatro colheres de sopa de ingrediente adoçante

— Duas colheres de sopa de azeite

Para o recheio:

— 500ml de leite ou bebida vegetal

— Dois ovos

— Três colheres de sopa de amido de milho ou polvilho doce

— Meia colher de chá de ágar ágar

— Quatro colheres de sopa de ingrediente adoçante

— Baunilha ou raspa de limão a gosto (opcional)

— 100g de framboesas

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte uma forma de fundo amovível de 23cm de diâmetro. Coloque os flocos de aveia no processador de alimentos e triture em farinha. Adicione os restantes ingredientes e volte a triturar até fazer uma espécie de crumble.  Aos poucos, adicione meia colher de sopa de água de cada vez até formar uma bola de massa. Passe a bola de massa para a forma untada e estique sobre o fundo e lados (“untem os vossos dedos com azeite ou molhem em água para a espalhar na forma”, aconselha a autora). Pique com um garfo a superfície e tape com papel vegetal coberto com feijão. Finalmente, leve ao forno 12 minutos e deixe arrefecer antes de colocar o creme.

De seguida, coloque todos os ingredientes num tacho, à exceção do ágar ágar e das framboesas. Bata bem com um batedor de varas até estar bem diluído. Leve ao lume brando e mexa com frequência, até ferver 2 minutos e estar num creme. Dilua o ágar ágar numa colher de sopa de água, retire o creme do lume, adicione e volte a pôr ao lume para ferver mais um minuto. Verta o creme de leite na base. Depois é só dispor as framboesas sobre o recheio e leve ao forno mais 12 minutos.

Se procura por opções mais simples e rápidas de sobremesa, a NiT selecionou 12 receitas que consegue fazer em cinco minutos. Carregue na galeria para as descobrir.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT