Alimentação Saudável

Tem saudades daquelas bolachas maravilhosas da IKEA? Esta receita é para si

A versão original pode ser um segredo, mas há versões mais saudáveis para relembrar as suas Anna's favoritas.
As mais famosas bolachas do IKEA.

A IKEA chegou a Portugal em meados de 2004, e com ela chegaram também os snacks suecos que fizeram um enorme sucesso muito rapidamente. Ninguém fica indiferente aos rolos de canela, biscoitos de gengibre ou de laranja, e são mesmo os produtos que acabam por desaparecer das prateleiras. As bolachas Anna’s desapareceram do mercado português mas há receitas que ajudam a matar as saudades dos mais gulosos.

A Anna’s foi lançada em 1929 com a padaria caseira fundada por duas irmãs, Anna e Emma Karlsson, no distrito de Östermalm, em Estocolmo, capital da Suécia. As irmãs tiveram grande sucesso com as massas de gengibre e outros pequenos pastéis que cozinhavam e o negócio acabou por ser vendido à família Mattsson em meados da década de 1960. Em novembro de 2008, a marca foi comprada pela empresa familiar belga, Lotus Bakeries, e a Anna’s tem agora uma presença em mais de 20 países diferentes, com 60 por cento da produção a ser destinada à exportação.

A receita das suas bolachas também é um segredo muito bem guardado, mas para os fãs destas saborosas delícias de laranja, temos uma receita que vai ajudar a acabar de vez com as saudades. O melhor de tudo é que é uma versão mais saudável.

Seja para petiscar entre refeições ou para acompanhar com o chá ou café após o almoço ou jantar, estas bolachas são uma boa opção. Rápidas de fazer, levam poucos ingredientes e são deliciosas. “São isentas de lactose, pelo que são aptas para intolerantes e podem ser dadas a bebés, caso já tenha introduzido a laranja na alimentação”, explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

As bolachas mais procuradas são as de laranja ou de gengibre.

Esta receita é da autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, que explica que o mel pode ser usado na alimentação das crianças após os 12 meses de idade. 

Do que precisa

— 120 gramas de farinha (integral, espelta ou outra a gosto)

— 68 gramas de manteiga sem sal (também podem experimentar com óleo de coco)

— 2 colheres (cheias) de sopa de mel

— 2 colheres de sopa de sumo de laranja

— 1 colher de sopa de raspas de laranja

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela misturar a manteiga derretida com o mel e o sumo de laranja. Noutra tigela misture a farinha com as raspas de laranja. Junte os restantes ingredientes e misture. Faça bolinhas e achate-as. Coloque sobre papel vegetal e leve ao forno por 10 a 15 minutos.

Se em vez destas bolachas crocantes lhe apetece algo com uma textura mais fofa, carregue na galeria para descobrir seis receitas de bolos de iogurte saudáveis e deliciosos para fazer nos dias frios.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT