Alimentação Saudável

As três irmãs que se juntaram para promover a alimentação vegetariana em Portugal

Na MyIntegralis fazem bolos, caterings e venda de produtos vegetarianos entre o Porto e Aveiro, mas o objetivo é chegar a todo o País.
o projeto das irmãs vegetarianas

Se quer fazer uma alimentação mais saudável, com opções vegan ou vegetarianas, o projeto destas três irmãs pode ser interessante para espreitar de vez em quando. O MyIntegralis é uma agência de consultoria alimentar vegetariana e nasce de um blogue criado pela Carolina Pinheiro, em 2014, quando fez a transição para uma alimentação vegetariana, seguida das duas irmãs, Cristina e Alexandra. O blogue era um hobbie das três irmãs que falavam abertamente sobre a alimentação vegetal e alguns truques para uma transição mais fácil e saudável.

“Na altura era só um blogue, mas rapidamente começaram a surgir convites para darmos workshops por todo o país e aí começamos a levar o projeto um bocadinho mais a sério”, conta Cristina Pinheiro, formada em turismo e cozinhada Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e marketing em Aveiro. “Em abril de 2019 aproveitamos uma garagem da nossa avó e construímos a nossa cozinha e escritório onde podemos dar os workshops e desenvolvemos os conteúdos”.

O projeto nasce da paixão das três irmãs pela cozinha e pela alimentação vegetal, apesar de todas terem áreas de formação muito distintas. Cristina está ligada à área da cozinha, no entanto Carolina, a fundadora do blogue é formada em Ciências Farmacêuticas e Alexandra em Contabilidade. “Apesar de vimos de áreas diferentes, acho que o projeto resultou porque nos completamos umas às outras”, conta Cristina.

Com o projeto cada vez maior e a chegar a mais gente, as três irmãs decidiram que estava na altura de acrescentar mais alguns serviços ao projeto e começaram a dar consultoria a espaços de restauração e a particulares. “Nós vivemos em Ovar, uma cidade pequena, onde a oferta de pratos vegetarianos se resumia à salada do dia, pobre tanto de sabor como a nível tradicional. Então a nossa missão passou a ser ajudar os restaurantes a melhorarem a sua oferta vegetariana e terem pratos mais interessantes nas suas cartas”, explica uma das fundadoras do projeto.

a cozinha das irmãs

Além dos restaurantes, o projeto também pretende ajudar pessoas que precisem de apoio para transitar para uma alimentação mais vegetal, em conjunto com a nutricionista Ana Afonso Martins.

Em 2020, com o início da pandemia, os workshops presenciais deram lugar ao online e criaram ainda um serviço de entrega de almoços para ajudar quem tinha de continuar a trabalhar durante o confinamento. Além de continuarem a apostar na criação de conteúdo e partilha de receitas nas redes sociais, de forma a “poder inspirar de alguma forma as pessoas e mostrar que a alimentação vegetariana pode ser tão ou mais saborosa do que a alimentação tradicional, e essa é também a missão deste projeto”. 

Além das refeições já prontas, as irmãs tinham ainda produtos vegetarianos como hambúrgueres, barrinhas, bombons, bolos vegan, manteigas de amêndoa e creme de cacau e avelã, por exemplo. Além de que têm ainda disponíveis bolos festivos veganos para casamentos, batizados ou aniversários. “Os menus diários fizeram mais sentido durante o confinamento, altura em que as crianças estavam em casa e as pessoas não podiam sair para ir ao restaurante ou buscar take-away. Neste momento já não faz tanto sentido e então estamos apenas a fazer os produtos que as pessoas podem encomendar e confecionar em casa”, explica Cristina Pinheiro.

os queques veganos

Com uma vontade de chegar cada vez a mais pessoas e a mais lugares, a equipa do MyIntegralis está a preparar o primeiro curso online de introdução à alimentação vegetariana, constituído por quatro modelos, que pretende ajudar e retirar dúvidas a quem quer fazer a transição para uma alimentação vegetal. “Em principio será lançado no início de novembro. É um projeto que já temos vindo a trabalhar há alguns meses e estamos ansiosas para que esteja tudo pronto”, conta.

Neste momento, os produtos da MyIntegralis podem ser encomendados no site, no entanto só podem ser entregues entre o Porto e Aveiro, mas o projeto para 2022 é conseguir chegar a todo o país e, nesse sentido, as três irmãs têm vindo a desenvolver um produto, que consigam entregar a nível nacional. O produto está “relacionado com bolos veganos, porque há muitas dúvidas em relação à pastelaria vegana”.

Se precisa de inspiração e receitas para fazer ao longo das várias refeições do dia, carregue na galeria e descubra seis opções muito saudáveis e práticas da MyIntegralis, uma para cada altura do dia. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT