« As três irmãs que se juntaram para promover a alimentação vegetariana em Portugal
Pães de Abóbora
Do que precisa
- — 9 gr de fermento de padeiro granulado (em saqueta)
- — 60 gr de açúcar amarelo
- — 1 ovo
- — 40 gr de manteiga derretida
- — 200 ml de bebida vegetal (nós usamos de soja)
- — 120 gr de puré de abóbora (cozido com um pau de canela)
- — 1 colh. de chá de sal
- — 290 gr de farinha de trigo
- — 190 gr de farinha de trigo integral
- — 1 ovo para pincelar
Como se faz
Numa panela pequena, começa por cozer a abóbora com um pau de canela. Quando estiver cozida, retira o pau de canela, escorre bem e reduz a puré.
Num recipiente grande, junta o granulado de fermento, o açúcar amarelo, a manteiga derretida, o ovo, a bebida vegetal e o puré de abóbora e envolve tudo muito bem com a ajuda de uma espátula. De seguida adiciona o sal e as farinhas peneiradas e amassa tudo com a batedeira (o melhor é usar os ganchos da batedeira para este tipo de massa).
Quando todos os ingredientes estiverem ligados, deixa descansar a massa durante 5 minutos e volta a amassar. Cobre o recipiente com película aderente e deixa a levedar durante 1 hora.
Numa banca polvilhada com farinha, corta a massa em 15 pedaços iguais e forma bolas (como na fotografia abaixo). Com uma faca, dá 8 cortes na massa, salvaguardando que o centro da bola não é cortado. Tapa a massa com um pano e volta a deixar levedar durante 1 hora ou até atingirem o dobro do tamanho.
Nesta altura, faz uma cavidade no centro de cada pão (por exemplo, com o cabo de uma colher) e pincela com ovo (no ovo pode-se juntar 2 colheres de sopa de água de forma a ficar mais líquido).
Leva ao forno a 180ºC, durante 20 minutos. Devem ficar dourados.
Quando saírem do forno, coloca no centro do pão, onde foi feita a cavidade, metade de meia noz pecan, de forma a parecerem autênticas abóboras.